Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 31/3/2022

31/03/2022 - 06h10min

EVOLUÇÃO

O projeto de lei que trata da presença das doulas nas salas de parto em Nova Petrópolis está começando a ter uma tramitação a contento na Câmara de Vereadores. Os representantes do Hospital Nova Petrópolis foram ouvidos em uma reunião e apresentaram os seus pontos de vista. O Hospital enviará ofício para a Câmara, onde se posicionará de forma oficial. Aí sim terá início o verdadeiro debate sobre este projeto de lei. É possível falar em evolução porque até mesmo a autora do projeto de lei, a vereadora Kátia Zummach (PSDB) está se mostrando mais propensa ao contraditório.

PARTE INTERESSADA

Num debate como este, não adianta afirmar que a Associação das Doulas do Rio Grande do Sul deu um parecer favorável ao projeto de lei. As doulas são parte interessada na aprovação. Essa constatação não torna a classe menos competente, nem menos importante. Tampouco significa que o projeto não possa vir a ser aprovado. É só uma questão de discernimento. Se eu fosse uma doula, também teria interesse na aprovação. É do jogo.

INTERFERÊNCIA

De acordo com a vereadora Kátia Zummach, um dos pontos já levantados pelos representantes do Hospital é sobre eventuais interferências das doulas no trabalho do médico durante o parto. Esse é um ponto nevrálgico. Com doula ou sem doula, o médico é a autoridade número 1 na sala de parto. Nenhum outro profissional pode ter poder para interferir. Afinal, ele é o responsável pela vida da mãe e do bebê que está nascendo. Talvez esse ponto tenha que ser definido de uma forma mais clara e expressa na redação do PL. Em todo caso, a autora tem o mérito de ter apresentado essa questão aos colegas. Eu confio em decisões coerentes.

PRAÇA DOS BRINQUEDOS

O vereador Egon Ackermann (Republicanos) trouxe uma informação importante na tribuna da Câmara. A verba de R$ 300 mil, que tinha sido anunciada para a pavimentação de mais um trecho da Rua dos Ackermann, vai ser destinada a obras de melhorias e revitalização da Pracinha dos Brinquedos, no Centro. Trata-se de uma emenda parlamentar do Ministério do Turismo, destinada pelo deputado federal Carlos Gomes. O problema é que o Ministério do Turismo não aceitou a pavimentação da Rua dos Ackermann. Para eles, essa obra não teria nada a ver com turismo. Por isso, os recursos vão ser revertidos para a praça.

BRESCO ENCRENCADO

Na sessão de terça-feira foram lidas três representações contra o vereador Tarcísio Brescovit (Patriota). Uma delas é um boletim de ocorrência feito pela Prefeitura depois que o vereador danificou o asfalto da Rua Vicente Prieto. O detalhe é que ele mesmo filmou tudo e ainda publicou o vídeo. O caso foi parar na Delegacia, com denúncia de dano ao patrimônio público. O vereador prometeu se manifestar na sessão da semana que vem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.