Coluna Nova Petrópolis

Ricardo Lawrenz deixa hoje a Secretaria da Educação

03/06/2020 - 08h49min

Ontem a coluna levantou a hipótese do secretário Ricardo Lawrenz se licenciar nesta semana para concorrer a prefeito ou vice. Isso foi escrito na segunda-feira de tarde, para ser lido na terça. E o anúncio que ele de fato será candidato (a vice, ao lado de Jerônimo) veio na noite de segunda-feira, durante a sessão da Câmara. Então está confirmado e hoje inclusive é o último dia de Ricardo na Secretaria da Educação. Um ato à tarde, no gabinete do prefeito Regis Hahn, marca a exoneração e a apresentação da nova secretária, uma pessoa que já faz parte da equipe da Educação.

A RGE, PARA VARIAR
Nos últimos dias temos visto na região vários casos de contas da RGE com valores absurdos. O exemplo da família de baixa renda de Estância Velha com uma fatura de R$ 2.022,29 é um exemplo suficientemente claro e forte. E bastou que o caso fosse divulgado para que começassem a aparecer diversos relatos parecidos. Então eu também quero participar!

FUI PARAR NA SERASA!
Para mim a RGE não cobrou um valor absurdo, mas eu fui parar na Serasa por uma conta não paga em setembro de 2019. Para começar, eu admito a falha de não ter pago a conta. Procuro ser organizado com os boletos, mas aconteceu. O problema é que eu só me dei conta disso em abril de 2020, quando recebi uma carta da Serasa. E aquele tipo de carta quase debochada, informando que eu tinha 10 dias a partir da data de emissão para quitar o meu débito. Depois dos dez dias, o meu nome seria negativado automaticamente. Tudo seria resolvido bem facilmente se a carta não tivesse me chegado 21 dias após a emissão. Uma praxe dos Correios, de cujos serviços nem quero falar hoje.

ACONTECEU CONTIGO?
Me parece totalmente errado a RGE colocar o nome de um cliente na Serasa sem ao menos dar um único aviso de conta não paga. Eu nem pensei em reclamar, afinal a falha foi minha. Mas depois eu fiquei sabendo de um caso idêntico, aqui mesmo em Nova Petrópolis. Aí eu já posso suspeitar que existam outros tantos… Aconteceu contigo também? Entre em contato com o Diário.

NOS RESTAURANTES
Quem lê os protocolos do Estado para as regiões com a bandeira laranja (caso de Nova Petrópolis) ou a amarela, que teremos quando melhorarmos, encontra uma informação muito objetiva na parte da alimentação e gastronomia: restaurantes com buffets devem ficar fechados. Mas logo encontrou-se uma saída, a de colocar um garçom junto ao buffet para que ele mesmo sirva os pratos dos clientes clientes. A medida pode até ser correta do ponto de vista sanitário, mas é inconveniente para a maioria dos clientes, pois aquilo deixa de ser um buffet. Mas enfim, é uma alternativa para não precisar fechar. Só que agora alguns municípios estão permitindo que o cliente mesmo se sirva, desde que ele use luvas plásticas fornecidas pelo restaurante. Talvez seja até mais higiênico. Mas é curioso alguns municípios permitirem isso, e outros, na mesma região, não. Em Nova Petrópolis ainda não pode, mas os donos de restaurantes estão reivindicando. Na sessão de segunda-feira, Daniel Michaelsen (MDB) fez um pedido nesse sentido a Jerônimo Stahl Pinto (PDT), que representa a Câmara no comitê de crise.

Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Os velhinhos de Nova Petrópolis, livres do coronavírus

Nós motoristas conseguimos nos imaginar no lugar de um cadeirante

Um dado vergonhoso em Nova Petrópolis: menos de um teste por dia de pandemia

Copyright© 2020 - Grupo o Diário