Coluna Nova Petrópolis
Sobre a proibição da caça ao leitão
Alguém pode pensar que a tradicional caça ao leitão, realizada até ano passado em Linha Imperial, era uma forma de maltratar os animais. Ou alguém pode pensar o contrário, que a caça ao leitão não tem nada demais. Um e outro não mudarão de opinião. E tanto faz qual é a opinião das pessoas. É um tema realmente complexo. Por exemplo: o juiz de Nova Petrópolis permitiu a caça ao leitão; o desembargador de Porto Alegre a proibiu. Nesse impasse de opiniões, o mais importante é que a diretoria da Sociedade Concórdia tomou a única medida correta diante de uma ordem judicial: cumpriu, garantindo assim a tranquilidade para a realização de mais uma Festa do Leitão. Mais do que isso: foram tomados todos os cuidados possíveis para que a programação alternativa não caracterizasse desobediência. Dentro disso, e apesar do prazo curto, foram buscadas brincadeiras para que o público continuasse tendo um momento de diversão no campo de futebol. Eu particularmente gostei do resultado e tenho certeza que no ano que vem, quando haverá o tempo necessário para o planejamento, outras novidades interessantes serão lançadas para substituir a caça ao leitão. O que não mudará é a qualidade do almoço, mais uma vez coberto de elogios.
O MATO NA BR-116
Está em curso, novamente, um movimento de autoridades e lideranças locais junto ao Dnit para que as laterais da BR-116 recebam a devida roçada. Há alguns detalhes que eu não preciso repetir aqui porque você ainda lembra do ano passado. Inclusive é sobre a repetição do filme que eu quero falar. No início do mês o presidente da Rota Romântica, Claudio Weber, fez contato institucional com Dnit e recebeu a informação de que no dia 18 teria início uma operação emergencial de serviços no trajeto entre Porto Alegre e Nova Petrópolis (mas começando na capital…). É que além de roçar o mato, é preciso reabrir as sarjetas trancadas por terra, pedras, galhos, folhas e lixo e principalmente tapar os buracos que de novo começaram a aparecer na pista.
POR ONDE COMEÇAR
Para mim, a prioridade absoluta deveria estar na limpeza das valetas ao lado da pista. Mas teria que ser uma limpeza para valer, não esse faz de conta que tem sido apresentado nos últimos anos. Na maior parte do trecho entre Nova Petrópolis e Picada Café, o mato começou a crescer justamente dentro de valetas. As raízes e o entulho que vai se acumulando fazem a água entrar na pista, dando origem aos buracos. Por isso que a limpeza das valetas deveria ser prioridade. Se elas estiverem limpas, menos mato crescerá nas laterais e menos buracos aparecerão na pista. E outra: diferente do mato, que sempre volta a crescer e precisa ser cortado periodicamente, as valetas só precisam receber o serviço de limpeza uma vez. Se ele for bem feito, depois a manutenção é muito mais simples.
BANDA EXEMPLO
Impossível não elogiar a evolução que a Banda Exemplo vem demonstrando nos palcos da região. Apesar da trajetória ainda curta, o conjunto de Nova Petrópolis já alcançou a qualidade musical que faz uma banda ser reconhecida. Sábado de tarde teve gravação de clipe no Pinhal Alto. Com certeza em breve veremos mais um belo trabalho sendo divulgado! Sucesso!