Coluna Nova Petrópolis

Vendo essa foto, não é de se estranhar que falte água tantas vezes em Nova Petrópolis

15/04/2020 - 13h47min

Olhe a foto aqui abaixo. Você já a viu, no jornal da última segunda-feira, 13, com a notícia de mais de 24 horas sem água porque uma máquina da Corsan estragou. Bom, o que aparece na foto é justamente parte da máquina que estragou, tendo sido retirado o item que precisava de conserto. A conclusão é que quase toda a área urbana de Nova Petrópolis depende dessa velharia aí para ter água. Não é de se estranhar que falte água tantas vezes. E aí chegamos no ponto recorrente, a falta de investimentos da Corsan, que estão muito aquém da arrecadação que se presume diante do valor das contas de água que pagamos.

DISTÂNCIA DESSE PEPINO
Muito tem se falado que o abastecimento de água de Nova Petrópolis funcionaria muito melhor se fosse municipalizado. A criação de uma associação comunitária, como a do Pinhal Alto, ou mesmo uma cooperativa, são ideias muito interessantes. E aí sim o dinheiro arrecadado poderia ser aplicado em investimentos para ampliar e melhorar a capacidade da rede. O contrato com a Corsan vai até 2028, mas rompê-lo não deve ser tarefa das mais difíceis. Ou alguém acha que a Corsan vem cumprindo com as suas responsabilidades? Mas aí tem outro problema, que é o pavor que muitos políticos têm desse assunto. Em geral, eles não gostam da idade de municipalizar a água. Já ouvi vários deles comentando que querem “distância desse pepino”. É outro bom assunto para abordarmos com os candidatos a prefeito na campanha eleitoral que se aproxima…

PAVIMENTAÇÕES
No dia 29 a Prefeitura fará uma licitação para duas obras de pavimentação. São trechos pequenos, mas importantíssimos para a mobilidade. Um é um trecho de 1.094 metros quadrados da Av. Pe. Afonso Theobald, entre as ruas Bela Vista e Harmonia, avançando consideravelmente na ideia de ligação desta via com a BR-116. O outro é um trecho de 1.703 metros quadrados da rua São José do Caí, entre a Av. Pe. Afonso Theobald e a rua Aldeia dos Imigrantes, o que representará um acréscimo importante na ideia de criar alternativas em direção ao Pousada da Neve.

ÓTIMO PARA A AVENIDA
A EGR vai fazer a manutenção o lado que lhe corresponde da Av. 15 de Novembro, começando agora por um trecho de 500 metros da BR-116 em direção ao centro. Ótimo para a avenida, que já está em boas condições, mas é a nossa via mais movimentada e ficará melhor conservada. Por outro lado, sempre fica a impressão de que a EGR não sabe definir prioridades. Aproxima-se o inverno e no trecho de interior sempre há inúmeros problemas da água que invade a pista. Ou pior: água acumula-se na pista e depois invade propriedades. Esse tipo de manutenção geralmente não preocupa a EGR.

Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830.

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Sobre os efeitos psicológicos da quarentena em Nova Petrópolis

Cresce a pressão por testes do coronavírus em Nova Petrópolis

A atualização da planta de valores do IPTU precisa estar no debate eleitoral

Copyright© 2020 - Grupo o Diário