Coluna Picada Café
Picada Café: Picadinhas…
PICADINHAS…
Jair Heylmann
BONITO ATO
Fomos brindados com um bonito ato de posse na sexta-feira. Tudo dentro do que manda o figurino, daquilo que a sociedade espera, união dos políticos para uma sociedade cada vez mais justa e pelo desenvolvimento de Picada Café. A gente sabe que a rivalidade na política existe, mas essa deve ser travada em benefício da cidade e não contra ela. Parabéns aos empossados e os desejos que façam uma gestão sólida, pregando o bem estar da sociedade e o desenvolvimento da cidade.
TRABALHO
A palavra trabalho foi a mais pregada na posse. Tanto pelo lado do prefeito Luciano Klein, do vice Max Mallmann e dos vereadores. Karin foi eleita presidente como eu previa. A oposição, se é que assim devemos chamar PSD e PSDB, votou contra, apresentando nomes para a mesa. Mas o líder do PSD, Adão Pereira dos Santos, foi logo avisando que ninguém tem nada contra Karin, mas sim a sistemática de compôr a mesa sem convidar vereador da oposição a ocupar cargo.
MAIS SECRETÁRIOS
O prefeito Luciano afirmou que deve apresentar novos secretários durante o ano. Que sim, os cinco apresentados iniciam os trabalhos hoje, mas que novos nomes devem ser apresentados. Há alguns setores que necessitam. Seriam eles Turismo, Indústria e Comércio e Planejamento, Coordenação e Trânsito? Muita gente afirma que Turismo é um setor que não precisa secretário, que pode sim ser ocupado por um diretor ou algo assim. Assim como o Planejamento. Olha, só quem está dentro de uma prefeitura para saber o que é certo ou não.
FUNCIONAR
Indiferente de quem vai comandar esses setores, se serão secretários ou diretores, se terá comissão ou não, são setores que precisam funcionar. A área do turismo, indústria e comércio dispensa comentários. É bem verdade que seguimos sem grandes eventos, mas o básico requer planejamento, o parque precisa estar limpo, atraente, para que os comerciantes que vendem seus produtos possam seguir faturando e movimentando o espaço. E o visitante precisa se sentir bem aqui. O que vai fazer ele ficar mais tempo, usufruir do setor gastronômico e comprar aqui. No comércio nem se fala. Quem percorre o setor sabe que esses esperam muito do novo governo. Pelo menos alguém que percorre os espaços e converse com eles, saber do que precisam e discutir ações pontuais que leve ao desenvolvimento desse setor.
ATITUDE
O ex-prefeito Daniel deixou o cargo e apresentou números. Afirmou que deixa R$ 6 milhões em caixa, e desses, R$ 2,1 milhões em recursos livres. Bom, isso sim é gestão. Embora que são recursos que devem voltar em benefício a comunidade que paga seus impostos. Que bom para o governo que assume com uma boa grana para seguir investindo. Agora é analisar as necessidade e aplicar da melhor forma. Aliás, bonita atitude de Daniel em prestigiar o ato de posse e passar a chave da prefeitura aos empossados.