Coluna Picada Café
Picada Café: luz, vergonha, união, turismo e tricofest
Jair Heylmann – [email protected]
LUZ
Enfim uma luz no fim do túnel. Essa semana o Dnit começou a fazer melhorias na BR-116, no trecho Picada Café e Nova Petrópolis. De momento o órgão contratou uma empresa para fazer roçadas do acostamento e limpeza das valetas. Passei no trecho finalizado e confesso que está ficando com outra cara. Mas de nada adianta se não fizer a poda das árvores de grande porte. A roçada ajuda, mas não é o suficiente.
VERGONHA
Vira e mexe e a BR-116 vira assunto. Na Câmara o vereador Chupin (Valdir Lubenow) chamou de vergonha o fato dos deputados passarem quase que semanalmente na rodovia e fazer de conta que o problema não é deles. Aliás, isso cabe a nós eleitores. Em 2022 teremos eleição e acho que está mais do que na hora de votar em quem realmente faz jus ao salário e trabalha pela região. Ter deputado que fala bonito não resolve nada.
UNIÃO
Não é de hoje que bato nessa tecla. Falta união das cidades da serra. Quer dizer, mais precisamente Picada Café e Nova Petrópolis. Gramado, Canela e São Chico não se importam nem um pouco com o nosso problema. Essas cidades sabem que o turista vem, seja subindo pela BR-116 ou pela RS-239. Aliás, não é de hoje que o visitante busca outras alternativas. Azar dos empresários que estão vendo as vendas caírem e a espera de um milagre, que alguém faça algo. Nunca esquecendo que com mais visitantes, mais serão as vendas, mais será o faturamento, mais emprego, renda, tudo mais.
TURISMO
Por isso seria importante a pessoa do secretário de Turismo. Precisamos vender a ideia que temos um potencial forte, trabalhar e lutar por espaço nesse segmento que é futuro. Picada Café precisa de alguém forte no setor, que tenha visão e que abra caminhos. Temos que deixar de ser uma passagem no caminho à Serra Gaúcha e passar a ser de representatividade, o ponto de chegada. A gente sabe que o prefeito Luciano Klein quem empossar alguém nato neste setor.
CLAUS
Aliás, hoje a pasta de secretário de Turismo está ocupada pelo secretário de Administração e Fazenda, Claus Altevogt. Isso porque o prefeito não pôde exonerar a secretária Rubia Michaelsen Schmitt que está afastada, em licença maternidade. Então, de momento, Rúbia segue ocupando o cargo e Claus no Turismo, embora que faça todo o trabalho da Administração e Fazenda. Isso quer dizer que secretário de Turismo mesmo só lá por final do ano e olha lá. Mas é importante o setor trabalhar e planejar ações e eventos. Não sei se a pandemia permitirá que sejam feitos eventos como a Expoveste, Exploflorir, Festa do Café, Cuca e Linguiça, Festival do Artesanato… Tomara que sim. São eventos que aquecem a economia e fazem as empresas recuperar a perda com a pandemia.
TRICOFEST
E o grupo de malheiros que deixou a Festimalha de Nova Petrópolis está com seu evento em formulação. Trata-se da Tricofest, evento que ainda não tem data a ser realizado e que conta com nossas malharias de Picada Café. Sucesso a elas e que tenham vida longa. Infelizmente o Festimalha se tornou um evento muito caro, tanto para expositores como para o público comprador. O que fez com que perdesse espaço, público e consumidor. Vida longa ao Tricofest de Nova Petrópolis e Picada café.