Coluna Picada Café
Picada Café: Picadinhas…
Jair Heylmann
ALERTA MÁXIMO
A secretaria da Saúde emitiu um alerta máximo quanto ao aumento assustador dos casos de Covid 19 na cidade. E este tem lógica, afinal, a doença está voltando com tudo e atingindo não somente idosos, mas pessoas com idade entre 35 e 50 anos. Ou seja, já se esperava essa nova onda e infelizmente ela está se confirmando. Na manhã de sábado a cidade estava com quatro pessoas hospitalizadas em decorrência da Covid, um número muito alto para uma cidade com pouso mais de 5.500 habitantes.
ACOMPANHAMENTO EM CASA
Desde que iniciou a nova onda a secretaria intensificou a fiscalização. Essa nada mais é que averiguar se os positivados e familiares estão cumprindo o isolamento social. É claro que esse serviço seria desnecessário se todos cumprissem e se isolassem em casa. Servidores da Secretaria da Saúde estão visitando as pessoas que devido à confirmação da doença ou sintomas, devem permanecer em isolamento em casa até a realização de teste.
RISCO
Nessas visitas estão sendo verificados casos de descumprimento da quarentena, o que põe em risco a saúde das outras pessoas. Para evitar tais situações, a secretaria orienta que as pessoas que forem identificadas por médico como caso suspeito ou confirmado de covid-19 devem permanecer em isolamento, junto com todas as pessoas que residem no local. O isolamento deve ser mantido até a data informada pelo médico, não devendo nenhuma das pessoas em isolamento fazer ou receber visitas, ir a mercados ou outros estabelecimentos comerciais, exceto farmácias quando não houver outras pessoas que o possam fazer.
ATESTADO MÉDICO
Os familiares ou outras pessoas que moram com quem foi posto em quarentena e que trabalham ou estudam, devem procurar o serviço de saúde para solicitar atestado. Lembrando que é de suma importância identificar as pessoas com o vírus, isolar elas por alguns dias, para estagnar a doença e juntos todos voltarmos a vida normal muito em breve. Não é agora, que a vacina está chegando para quase todos, que devemos afrouxar. Uns cuidando dos outros e todos se cuidando venceremos a batalha diante da doença.
NA PELE
Sei que muita gente duvida da doença. Isso, mesmo 15 meses depois do início da pandemia, com quase 500 mil mortos no Brasil, ainda temos pessoas que acham que tudo é brincadeira. Na semana passada um amigo meu precisou de UTI e estava difícil conseguir. Eram médicos, equipe da UBS, secretários, prefeito, vice, todos engajados para conseguir um espaço e tentar salvar mais essa vida. A vaga foi conquistada e esse amigo está reagindo bem. Vamos fazer nossa parte para que não tenhamos novos amigos nesta situação e se precisar, que tenhamos UTIs a disposição para quem precisa.
PROFESSORES
Na manhã de sábado iniciamos a vacinação de professores. Isso mesmo. Mais esse grupo começa a ser imunizado. Tenho certeza que esses aguardaram com ansiedade e estão felizes em poder tomar a dose inicial. Agora é esperar a segunda e aí sim, estar imunizado por completo. Só a vacina nos trará segurança e fará voltarmos a uma vida mais normal. Vacina para todos!!!