Coluna Picada Café

Picada Café: Picadinhas…

02/07/2021 - 06h15min

Jair Heylmann

 

45%

Estamos chegando na metade da população vacinada com a dose inicial contra a covid. Depois das etapas de vacinação contra covid realizadas sábado (gestantes e puérperas) e terça-feira (pessoas de 47 anos ou mais), Picada Café chega a 2.565 pessoas vacinadas com a 1ª dose, o que representa 45% da população. Dados apontam que 950 pessoas receberam a 2ª dose da vacina e 45 a dose única da vacina Janssen. Portanto, 995 pessoas estão completamente imunizadas, o que representa 17% da população.

 

BOM NÚMERO

Se é de comemorar, não sei. Afinal, estamos vacinando há cinco meses e sequer chegamos a metade da população. Mas, sabemos que isso não é culpa do nosso governo, e sim do Ministério da Saúde que não agilizou a compra quando era época. Não cabe a nós reclamar o tempo perdido e sim comemorar a vinda semanal de novas doses.

 

43 ANOS

O sábado será de nova campanha. Dessa vez as pessoas com 43 anos ou mais vão tomar a dose inicial. Será das 7h30 às 11h30 na entrada da UBS Centro. Pessoas com 43 anos ou mais tomam a 1ª dose e será aplicada a 2ª dose em quem foi vacinado em 12 de abril. Portanto, quem se vacinou dia 12 de abril devem concluir a imunização.

 

ACÁCIA E EUCALIPTO

A secretaria da Agricultura recebe pedidos de muda de acácia e eucalipto. Em parceria com o grupo SETA, a prefeitura está recebendo pedidos para a aquisição de mudas de acácia-negra. O secretário Neco Linck explica que a SETA subsidia o valor das mudas de acácia para prefeituras da região produtora e por isso o investimento é de apenas R$ 15 reais para a entrega. Além dos pedidos de acácia, a secretaria também intermedia pedidos e a entrega de mudas de eucalipto. Interessados devem fazer os pedidos até o final de julho.

 

REFLORESTAMENTO

Quem possui um pedaço de terra sabe o que representa investir em reflorestamento. É renda garantida depois de alguns anos. E temos muitos produtores fortes que investem neste setor. Justamente porque o frio está aí e a grande maioria das casas conta com fogão. Além disso, temos a indústria que requer lenha para tocar a caldeira. Acho que esse é um setor importante que, assim como frangos, frutíferas e outros, merecem apoio do poder público.

 

PISCICULTURA

No passado se falou muito em piscicultura. Sim, é um setor que ainda não teve sua devida valorização, seu devido apoio. Há alguns dias estive conversando com um líder do setor da agricultura e esse confidenciou que só não foi criado ainda um incentivo maior, com serviço de máquina e subsídio, porque havia um grande empresário na cidade que iria construir um abatedouro de peixes e esse desistiu, momentaneamente, do investimento.

 

FUTURO

Acho que a ideia não pode morrer. A piscicultura é mais uma área que podemos e devemos planejar. Daqui a pouco faltou fazer reunião com secretarias da Agricultura da região, quem sabe com Sindicato Rural e Emater. O que pode ter faltado a esse empresário é a certeza que o investimento valeria a pena, com ele tendo peixe de chega e fazer o abatedouro funcionar o ano todo. É questão de analisar e pelo discutir a possibilidade, a valia desse investimento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário