Conecte-se conosco

Coluna Picada Café

Picada Café: Picadinhas…

09/07/2021 - 06h15min

portico picada café

Jair Heylmann

 

NOTÍCIA BOA

Em época de pandemia a comunidade vive ansiosa, a espera da vacina. E toda e qualquer notícia boa sempre é comemorada. Quis o destino que em plena pandemia a VRS-865, no Lichtenthal, enfim fosse municipalizada. Foram longos anos, mais de uma década, de promessa, de espera, sem saber ao certo o que e quando iria acontecer, enfim, a espera terminou quarta-feira, dia 30, quando o governador Eduardo Leite sancionou a lei e transferiu o trecho do Estado ao Município.

 

DOIS LADOS

Essa municipalização foi empurrada com a barriga por várias gestões e não é a toa. De um lado, quem reside ou possui imóvel no trecho, queria uma definição para saber até onde e como usufruir desse. Eu conheço gente que ali paga imposto há quase 20 anos e que não teve como fazer nada porque fica próximo a rua e nos fundos cruza o Rio Cadeia. Imagina a situação, o cara paga imposto de uma coisa que não pode usar. O verdadeiro “fim da picada”. Mas, agora, passado é passado e vamos celebrar e comemorar o presente e planejar e curtir o futuro. Mas sempre há os dois lados. Enquanto uns lutavam pela municipalização, há aqueles que acreditam que isso gerará alto custo de manutenção e fará com que o progresso (asfalto) demore a chegar em outros bairros.

 

PLANEJAMENTO

O prefeito Luciano adiantou que a partir da municipalização, o Município passa a fazer um planejamento de como, de que forma, vai trabalhar no trecho. A roçada já era feita pelo Município, além de alguns tapa buracos. Pessoalmente acho que o trecho não deve dar muito problema. Isso porque a via está asfaltada há uns 30 anos e na época foi bem feito. Imagino que o problema maior, que é o medo dos moradores, é a alta velocidade. Isso sim. Esse trecho chama a alta velocidade e são muitos os casos de acidente com morte. Colocação de tachões no eixo da pista, quebra molas, sinalização, tudo precisa ser revisto. Sem falar que há o acesso a estrada que leva a Linha Nova, um lugar perigoso. Aliás, fazem duas semanas que tivemos mais um óbito, bem neste local. Enfim, muito há por ser feito e com o tempo sei que o Município o fará, dentro das exigências.

 

ALMOÇO DOMINGO

A Comunidade Evangélica São João realiza domingo, 11, seu almoço a levar. Será em forma de drive thru. O almoço consiste em dois pedaços de galeto, dois pedaços de carne de porco e uma linguiça cozida, maionese, saladas e pão. Cartões R$ 25,00 ainda disponíveis e retirada a partir das 11h. A ação substitui a festa da comunidade cancelada mais uma vez e programada para março. Cartões com a diretoria ou whats (54)99130-9560 ou (54)99996-1209.

 

RAPIDINHAS
* A Festa de São Cristóvão e Santo Isidoro está confirmada para dia 25 de Julho, com missa campal no Parque Jorge Kuhn.

* A comunidade fará almoço para levar e os cartões estão a venda na Loja Fenner, Agropecuária Estilo e diretoria. O evento é da Comunidade Católica, mas podemos afirmar que é de Picada Café.

* Essa semana estive no interior e olhem, estão muito boas nossas estradas. Parabéns ao Beto Ruppenthal e sua equipe pelo capricho.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.