Coluna Picada Café

Picada Café: Picadinhas…

26/07/2021 - 06h10min

Atualizada em 26/07/2021 - 10h30min

Jair Heylmann

 

EVENTOS
O Município deve retomar os eventos entre outubro ou novembro. Essa é a previsão inicial que se trabalha com o avanço da vacinação da população. Com mais pessoas vacinadas e livre dos malefícios da covid, maior pode ser a retomada e a flexibilização. A situação da covid em agosto é importante ser observada. Afinal, há muitos alertas quanto a nova delta do vírus, que é de mais fácil propagação. Em outros países ela está tomando conta e se trabalha para que sejamos menos afetados.

POUCOS
A ideia do poder público é retomar esses eventos aos poucos. A ampliação do pavilhão de festas do Parque Jorge Kuhn está concluída e passou pelo primeiro teste neste domingo. Sim, ficou enorme, o que significa que mais pode ser feito sem gastar com locação de lonas. O que sempre era um problema.

EXEMPLOS
A expectativa com a retomada dos eventos é grande. Temos exemplos que pode se fazer evento sem gerar aglomerações. Fazer feiras, sem shows, sem bandas, o que gera consumo de álcool e baile, é possível fazer eventos de vendas como artesanato, malhas, flores, encontro de carros, enfim, como outros. E é isso que o poder público projeta. Claro, é preciso esperar como estarão os casos de covid dentro de dois meses.

CONSEPRO
Outra entidade que projeta novas ações é o Consepro. Depois de fazer o cachorro quente e de lançar a rifa cujo sorteio ocorre em dezembro, a diretoria prepara duas ações. Uma delas será a “caixinha solidária”, que é aquelas caixinhas que ficam em pontos da cidade e a comunidade pode doar moedas, dinheiro, enfim. Outra que está em fase final de organização é o pedágio do Consepro. São ações que facilitam para a população que deseja ajudar de alguma forma. O importante de tudo é saber que todo esse apoio retorna para a população com mais segurança.

AVISO
A secretaria da Saúde solicita que as pessoas que fizeram a primeira dose da vacina da Coronavac/Butantan em 29 de junho compareçam para fazer a segunda dose amanhã, dia 27 de julho, terça-feira, das 14h às 15h, na sala de vacina do posto do centro. Essa será uma etapa a parte já que essas pessoas precisam concluir a imunização.

SÁBADO
Aos poucos a vacinação segue avançando. De acordo com a secretaria da Saúde, no sábado foram aplicadas 18 doses da Pfizer em adolescentes com comorbidade, da Coronavac foram aplicadas 2 doses em gestantes e 18 doses na população geral de 34 anos ou mais. Já da Astrazenica foram aplicadas 130 doses em pessoas com 34 anos ou mais, além de outras 128 que tomaram a segunda dose. Aliás, estou entre elas, sim, tive a oportunidade de concluir a imunização. Mas como postei da outra vez, concluído sim, mas não vacilando e seguindo todos os cuidados. Com a etapa de sábado temos 3282 pessoas vacinadas com a dose inicial, 1556 pessoas completaram a imunização com duas doses e outras 150 tomaram a vacina única da Jansen. Isso aí: vacina para todos.

 

 

Tomei a segunda dose na manhã de sábado (FOTO PICADINHAS 1054) 1X6

Copyright© 2020 - Grupo o Diário