Coluna Picada Café
Picada Café: Picadinhas…
Jair Heylmann
RETOMADA
Uma reunião nos próximos dias define a retomada e inicia a definição da questão do esporte em Picada Café. Até agora o governo não apresentou o nome de quem fará essa retomada na área neste pós pandemia. Infelizmente esses 16 meses de pandemia fizeram cair a zero as atividades esportivas. Nós que éramos acostumados a ginásios lotados, ao futebol de campo movimentando os clubes e sociedades do interior e da sede, sempre fomos exemplo nas atividades escolares,… tudo acabou. Justo, afinal, a saúde da população estava em jogo.
DEFINIÇÃO
O que mais preocupa é saber que times e clubes tradicionais correm risco de não voltarem mais a ativa. Por isso é importante a definição de quem assume a área, que seja uma pessoa voltada ao recomeço, com crédito, que tenha planejamento e principalmente, o respaldo do poder público e dos amantes do esporte. Não tenho dúvidas que esse recomeço será devagar, mas com a certeza que o esporte é exemplo e educa com atividades que fazem bem.
CONCLUSÃO
Essa semana falei com lideranças do Poder Público e essas afirmam que a ideia é tentar concluir as competições que estavam em andamento em 2020, quando iniciou a pandemia. Seria o Futsete, que estava chegando na fase de “mata mata”, além do Futsal Veterano, Master e Feminino que estava na final. Ou seja, três jogos e saem os campeões das categorias. Claro. Se for jogar as finais é preciso dar um tempo para ambos treinarem. E as finais podem ser sem público, jogando e entregando a premiação, sem aglomeração, com a segurança que aprendemos na pandemia.
PESSOA CERTA
A retomada passa pela definição da pessoa certa para tocar o setor. Essas lideranças me confirmaram que vão pegar alguém da cidade para tocar o esporte. É o que esperamos, afinal, temos pessoas capacitadas para isso e não precisa trazer de fora quem sabe e vai fazer. Há um grande detalhe: pessoas daqui trabalham e gastam aqui. O que convenhamos, algo muito correto. Tenho certeza que o prefeito Luciano e vice Max saberão definir quem é essa pessoa, afinal, são amantes do esporte e sabem da importância desse setor na sociedade.
CULTURA ALEMÃ
Se você ou o seu filho gostam de dançar e nunca tiveram oportunidade, chegou a hora. O tradicional Volkstanzgruppe Johannetertal, de Joaneta, está com inscrições abertas para novos integrantes. Há seis anos no grupo, Tauana Bauer explica que o grupo tem vagas nas categorias Mirim (2 a 6 anos), Infantil (7 a 12 anos) e Adulta (a partir de 15 anos). “Interessados podem vir a algum ensaio ou entrar em contato com a coordenadora Suzane (51)99959-1088”, salienta. Os ensaios das categorias Mirim e Infantil ocorrem sextas-feiras, das 18h30 às 19h10, na Sociedade Joaneta; e os ensaios dos adultos acontecem aos domingos, das 18h às 19h30, também na Sociedade Joaneta
RETOMADA
A retomada do grupo de danças alemãs é o primeiro na área cultural. Já tivemos três fortes grupos aqui, na década de 90 e 2000, mas infelizmente foram acabando e sobrou somente um. Cabe a nós apoiar para que essa arte não se perca. Vida longa ao Volkstanzgruppe Johannetertal.