Coluna Picada Café
Picada Café: Picadinhas…
Jair Heylmann
SANGUE
O final de semana foi de doação de sangue mais uma vez. Assim como será no próximo. O destino foi repôr o estoque de sangue em prol do vereador Selvino Boettcher. Muito se fala do transplante de medula realizado pelo vereador no Hospital das Clínicas, em Porto Alegre, onde está internado há uns 20 dias. Sim, o transplante foi realizado na semana passada e foi um sucesso. Selvino, desde que descobriu a leucemia, há cerca de dois anos, sempre lutou e bateu de frente com a doença, ergueu a cabeça e enfrentou a luta.
RECUPERAÇÃO
De acordo com a família, o transplante foi bem sucedido e agora é esperar a recuperação que é lenta e requer cuidados. A previsão é que ele tenha que ficar cerca de 45 dias em isolamento, seguindo todos os cuidados uma vez que o transplante deixa a imunização baixa. A ele o desejo de boa recuperação, que se recupere para em breve retomar os trabalhos não só como vereador, mas como agricultor e líder político.
PREENCHIDO
No fim de semana falei com lideranças do Grupo de Doadores de Sangue. Esse é um verdadeiro grupo de “doadores de vida”. Pessoas que sempre estão dispostas a ajudar ao próximo, não se importando com quem. De acordo com eles, as vagas para doar sangue no próximo fim de semana estão preenchidas. Lembrando que essa reposição segue todos cuidados com a covid. Inclusive, doação com hora marcada. Tudo para evitar aglomeração e um possível contágio. Importante e fundamental essa preocupação, até para se conseguir mais doadores.
TRANSPORTE
Outra coisa muito e que muitas vezes não é lembrado é o transporte dos doadores. Aqui é tradição esse ser feito pelo Município, através de suas vans. Primeiro porque é uma causa nobre e sangue nunca há demais. A gente nunca sabe quando nós, ou algum amigo ou familiar, vai precisar. Claro que há a questão do combustível, do pagamento do motorista, faz é irrisório diante da importância que é a doação. Parabéns e obrigado a todos os doadores, além claro, do município que sempre está a disposição para colaborar com o transporte.
DEFINIDO
Será no próximo final de semana a mais nova ação do Consepro. Será o pedágio beneficente, uma ação que visa arrecadar recursos a serem investidos na segurança pública. Depois do cachorro quente, essa é a mais nova ação, como muitas outras que ainda serão apresentadas. A pandemia causou queda na arrecadação também ao Consepro. Antes, muitas vezes, haviam doações de entidades como clubes de mães, clubes de futebol, sociedades,… mas são entidades que viram cair a zero seu faturamento. E com isso não estão podendo mais ajudar o Consepro. Claro, neste caso temos que torcer que estes eventos sejam retomados num pós pandemia para que todos possam voltar a ajudar.
OUTUBRO
Picada Café deve retomar seus eventos em outubro. Ações como Feira do Livro, Festa do Café, Cuca e Linguiça, Expoveste e Expoflorir são algumas que devem ocorrer no mês da retomada. Além delas, há outras que podem sair ainda este ano. Como o caso do Encontro de Carros Antigos, ação que sempre reúne um grande público. Claro, são eventos que ainda precisam seguir cuidados com a pandemia. Mesmo que até lá a vacina esteja adiantada.