Coluna Picada Café
Picada Café: Picadinhas…
Jair Heylmann
VACINAÇÃO
A secretaria de Saúde divulgou o resultado de mais uma etapa de vacinação contra a covid. Foram aplicadas 324 doses na etapa de sábado. Da marca Pfizer tomaram dose inicial 54 adolescentes de 16 e 17 anos. Outras 186 pessoas tomaram a dose final. Já em idosos foram aplicadas 14 doses, o chamado reforço, além de outras 11 pessoas imunossuprimidas.
CORONAVAC E ASTRAZENICA
As outras duas marcas de vacina também foram aplicadas. Ao todo 11 pessoas tomaram a dose inicial da Coronavac e 15 a segunda dose. E mais 33 pessoas pessoas concluíram a imunização com a dose da Astrazenica.
NÚMEROS
Ao todo 234 pessoas tomaram a segunda dose, 65 a dose inicial e 25 a dose de reforço. Hoje Picada Café conta com 4.393 pessoas com a dose inicial, 3.091 pessoas com a imunização completa e 100 pessoas com a terceira dose. Uma nova etapa deve ocorrer no decorrer da semana ou no sábado, de acordo com a chegada de novas unidades do imunizante.
ÁGUA
A água é um bem precioso e todos os dias devemos agradecer por ele jorrar em nossas torneiras. E esse bem está muito próximo para 20 famílias da Rua Arroio Terra, em Joaneta. Deve iniciar essa semana a montagem do poço artesiano. Depois de três licitações, enfim há uma empresa vencedora do processo e enfim a obra será realizada.
FELICIDADE
Imagino a felicidade dessas famílias. Acho que água limpa, tratada, é um direito de todo cidadão. Ainda mais esses moradores que no período de seca acabam ficando sem e muitas vezes dependem da boa fé de vizinhos, proprietários de terras, para captar alguma vertente. Sem falar que, quando chove muito, essa água chega suja. O secretário da Agricultura, Néco Linck, esteve na sessão da Câmara de Vereadores na semana passada e falou da alegria em, enfim, iniciar essa obra tão aguardada por esses moradores.
PONTUAIS
Picada Café investe todos os anos em novas redes. Sim, foi feito muito desde que se iniciou o processo lá nos anos 90, na gestão Lui Schenkel. De lá para cá cada gestor fez um pouco mais e sempre priorizou as comunidades mais baixas, deixando pontos altos para mais tarde. É bem verdade que no passado esses lugares tinham mais água. Isso mostra que temos que nos preocupar com o futuro. Mais algumas décadas e a gente não escapa de uma barragem para captar e tratar da água. E devemos começar a se preocupar com isso já agora.
INCERTEZAS
O fim do ano está aí e com ele muitas incertezas das nossas comunidades. O avançar da vacinação da covid está deixando as pessoas em dúvida. Afinal, o que programar para 2022? Normalmente, em novembro, se encaminha as ações para elaboração do calendário de eventos. Mas o avançar da vacinação não está deixando claro o que será permitido no chamado “recomeço”.
OUTROS LUGARES
Quem acompanha redes sociais percebe que, em alguns lugares, até bailes já estão sendo retomados. Se nesses pode, se imagina que por aqui também será permitido. Até o público nos estádios já estão sendo permitido. Então, são coisas que deixam nossas entidades divididas e com muitas dúvidas. O importante é ter a consciência que essa retomada deve ocorrer sempre tomando os cuidados básicos para que esse vírus não volte a se propagar.