Coluna Picada Café
Picada Café: Picadinhas…
Jair Heylmann
PARCERIA
A parceria município/empresas sempre foi algo levado a sério em nossa cidade. Recentemente essa foi enaltecida mais uma vez com ações e doações. Uma delas foi a perfuração de um poço artesiano na região central por parte da empresa Entre As Montanhas Empreendimentos Imobiliários. A empresa segue investindo forte em Picada Café e esse poço provém da aprovação de um novo loteamento. Aliás, a Entre As Montanhas Empreendimentos Imobiliários teve recentemente aprovado o acesso ao núcleo de cabanas, na BR-116. Mais um empreendimento que aguardava acesso para que pudesse seguir investindo, gerando negócios, empregos e renda em Picada Café. Somos gratos a família Hanauer e Arend por seguir acreditando e investindo aqui.
EDUCAÇÃO
Outros lindos exemplos de apoios de empresas provém na educação. Na semana passada a Coopershoes doou divisórias de acrílico para a secretaria de Educação. Estas estão em uso nas escolas e visam dar mais segurança aos nossos filhos neste processo de volta as aulas. Já a empresa Sugar Shoes doou 90 pares de tênis que serão repassados para o projeto Astronomia para Crianças, idealizado pelo professor Cesar Schmitt. Exemplos não faltam e a nós cabe destacar e agradecer a cada apoio. Temos que valorizar os bons exemplos e que estes inspirem novas ações.
INICIATIVA
Na semana passada uma empresária da cidade me procurou, querendo saber onde estão e quem são as famílias mais necessitadas. Bom, estas existem, mas não podem ser expostas. A empresa da empresária tomou a iniciativa de identificar e de alguma forma ajudar com alimentos e outras doações a quem precisa. Dias após a empresária me disse da felicidade em ajudar, e que jamais imaginava que haviam tantas famílias passando dificuldades. Esta mesma imagem teve a ação do CTG em 2020, quando a entidade arrecadou alimentos e foi ao encontro as famílias mais necessitadas. A mim cabe agradecer e enaltecer essas pessoas que arregaçam as mangas e ajudam, cada uma como pode, a quem precisa neste momento difícil que estamos passando.
TURISMO
O fim de semana foi de intenso movimento na BR-116. Tempo bom, dia das mães, presentes, o grande período confinado, preso por uma bandeira preta, enfim. Foram muitos os motivos para pegar o carro e subir a serra. Muito bom esse movimento porque traz um aquecimento a economia. Picada Café está estagnada no turismo há muito tempo, mas nossos comerciantes acreditam nesse setor. Tanto que o comércio ao longo da BR-116 vem crescendo ano após ano. Principalmente no setor de gastronomia.
FAMA
Aliás, a fama desse setor é das melhores. Só temos bons exemplos de restaurantes e cafés coloniais no trecho de Picada Café da BR-116. Aqui se come bem e a um preço acessível. E essa fama temos que preservar. Nos últimos dez anos o turista tem aproveitado a Serra Gaúcha e almoçado mais na nossa cidade. O que é bom para todos. Aliás, temos restaurante que está investindo em mão de obra de fora, tamanha é a necessidade. É uma pena. O que pode estar faltando é nosso pessoal procurar um pouco mais e quem sabe garantir um “extra” nos restaurantes locais.