Coluna Presidente Lucena
Cândido Nascimento – 18/09/2024
ORÇAMENTO EM PAUTA
Foi encaminhado para a apreciação e deliberação da Câmara de Vereadores na uma Sessão Especial da Semana Farroupilha, no CTG Aroni Mossmann. Entra em votação o projeto de lei que trata das Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2025 (LDO). A LDO é o instrumento de conexão entre o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento Anual. Tem a função de estabelecer a ligação entre o curto prazo (Lei Orçamentária) e o longo prazo (PPA 2022-2025). Também orienta a elaboração da LOA, fixa as metas e prioridades da Administração Pública Municipal, dispõe sobre alterações na legislação, estabelece metas fiscais, riscos fiscais e os fatores que podem vir a afetar as contas públicas.
METAS
Ali tem as metas de receita, despesa, resultado primário e resultado nominal, abrangendo o orçamento fiscal e da seguridade social, como também a programação dos Poderes do Município, fundos e órgãos instituídos e mantidos pelo Poder Público Municipal.
As metas fiscais englobam as previsões do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais (RPPS).
CRISTALIZADAS
Estão abertas as inscrições para o Curso de Processamento de Frutas, no caso, relacionado a Frutas Cristalizadas. Os interessados em ter esse aprendizado no seu currículo , podem se inscrever através do telefone (51) 3445-3448, ou diretamente no Cras. O Curso será realizado no período de 25 a 27 de setembro de 2024 no Pavilhão da Comunidade Evangélica do Centro, em parceria com o Senar.
REFORMAS
O sistema der abastecimento de água está passando por um período de pintura dos reservatórios. Devido a isso, eventualmente, pode haver a falta de água em alguma localidade ou até no Centro. Como é uma pintura especial, que será feita na parte interna e externa, todo cuidado é pouco, pois já existe corrosão. O custo da melhoria é de R$ 154.290,00. A empresa que venceu a licitação é de Minas Gerais e subcontratou outra para fazer esse serviço.
CASA
Segue nesta semana a reforma da Casa Mortuária de Linha Nova Baixa. Ali está sendo reforçada a estrutura, limpeza do telhado e pintura. É uma melhoria importante para proporcionar um ambiente mais seguro para a comunidade local.
EMATER
A nova técnica da Emater, Cristina Chimanski, veio do Município de Chuvisca, região de Camaquã, e já está morando aqui em Presidente Lucena. Nos últimos meses ela vem focando nos projetos de custeio das roças e investimentos que são feitos pelos pequenos e médios produtores rurais. Lá em Chuvisca o forte é a produção de milho e do fumo. Aqui está na olericultura e no milho. O custeio envolve mudas, sementes e insumos, e o investimento é aquisição de máquinas, equipamentos e até estufas maiores.
ASFALTO
Como a semana é de tempo seco, é possível que a continuidade do asfaltamento na estrada que vai a Picada Schneider. Será uma melhora importante para escoamento de safra.