Coluna Presidente Lucena
Cândido Nascimento – 20/05/2022
FALTAS NAS CONSULTAS
A Secretaria da Saúde registrou 252 faltas a consultas nos primeiros quatro meses do ano. Foram 41 faltas em janeiro, 63 em fevereiro, 84 em março e 64 em abril. A sugestão é que as pessoas avisem quando não puderem comparecer a alguma consulta, para dar oportunidade a outra pessoa receber atendimento.
AVISAR
A secretária de Saúde Joice Silvinha Froehlich afirma que a demanda é grande, por isso é importante avisar no posto sobre o não comparecimento. É uma falta de consideração simplesmente não aparecer na consulta, pois a contratação de médicos custa caro e se o município não tem especialistas a reclamação da população é geral.
VACINAS
As vacinas contra a gripe (influenza) são feitas no posto de saúde às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h. Podem ser vacinados crianças de seis meses a menores de 10 anos, e pessoas acima de 55 anos, gestantes, mãe de recém-nascidos e professores. É importante levar o cartão SUS e a carteira de vacina.
CADASTRAMENTO
Segue o cadastramento de pessoas que buscam atendimento no posto. Um membro da família deve levar os documentos dos membros da família: comprovante de residência, CPF, documento com foto e Cartão SUS.
ILUMINAÇÃO
Já começou a instalação das lâmpadas LED na Av. Presidente Lucena e na rua Lobo da Costa. Essa é uam grande ideia do prefeito Gilmar Führ (Nack em conjunto com a Administração Municipal, o Lui e secretariado. Estão sendo colocadas 279 lâmpadas LED, com intuito de gerar uma maior economia e proporcionar melhor iluminação para a comunidade em geral.
MUDAS
Ainda é possível fazer a encomenda de mudas de acácia. O preço pago é somente o referente ao transporte, o equivalente a R$ 15 o milheiro. Isso é graças à parceria da Prefeitura com a empresa Seta, de Estância Velha. Os pedidos podem se feitos até a metade do mês de julho e a entrega acontecerá no final de julho.
BRUCELOSE
Já foram feitas nesta semana quinze vacinas contra a brucelose, em terneiras de três a oito meses. A doença tem efeito abortivo nas vacas, ocasionando cerca de 20% a 25% de perdas na produção de leite. Ontem foram feitas mais vacinas pela médica veterinária que atende o município, Tainara Koch, com auxílio do secretário Luiz Spaniol (Lui).
HUMANOS
Se a brucelose atingir os humanos, que tiveram contato com a secreção dos animais infectados, a doença causa febre, dor de cabeça e dores nas articulações.
CHUVAS
As últimas chuvas têm atrapalhado na colheita do milho seco e do milho que se destina à silagem. Por isso é necessário que os produtores rurais que estão na fila tenham um pouco de paciência por causa da demora.
SINDICATO
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor terá uma assembleia geral na próxima segunda-feira, dia 23 de maio. Serão tratados assuntos gerais e haverá a prestação de contas, segundo explica o presidente da entidade, Gabriel Bervian. O início das atividades será às 13h30.