Coluna Presidente Lucena

Cândido Nascimento – 21/04/2022

21/04/2022 - 09h46min

VAI NA MARCHA

O prefeito Gilmar Führ, o Nack, vai marcar presença na Marcha dos prefeitos em Brasília. Ele viaja na segunda-feira e volta na quinta. É a 23ª marcha, que acontece de 25 a 28 de abril, evento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios. A ideia é tratar sobre a questão da Saúde, economia, Educação e outras demandas do município.

LIVRO

Já está tudo organizado para a realização da 20ª edição da Feira do Livro, que será nos dias 29 e 30 deste mês, no CTG Aroni Mossmann. A novidade é que não haverá patrono ou patrona, mas sim um professor homenageado. A honra é para o professor Antônio Nilo Hansen. Ele deu aulas por 30 anos na Escola Roberto Silveira.

FICHAS

Já estão disponíveis no Departamento do Desporto as fichas de inscrição para as equipes interessadas em participar do campeonato Municipal de Futsal 2ª Divisão. Elas devem ser retiradas até dia 31 de março. Mais informações com Jaime, pelo fone 980151545 (WhatsApp), ou 3445-3111.

CORTES

Foram realizados cortes em nove residências dom município, com mais de duas contas em atraso. As pessoas se dirigiram à Prefeitura para pagar o valor devido e ter o fornecimento de água restituído. Até aí tudo ok. Só que alguns donos de sítios que não moram no local ainda não contataram. Em caso de dúvida quanto a valores acumulados e o risco de cortes, o melhor mesmo é se dirigir ao setor de tributos da Prefeitura e tentar negociar os valores.

FÓRUM

A secretária Marli Schmitt e a assessora pedagógica Marisa Holler Tietze participaram recentemente do 32º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação do RS e Região Sul, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. Gestão da Aprendizagem, Avaliação em Foco, Melhorias no Desenvolvimento Escolar e Acolhimento das Crianças na Educação Infantil foram alguns dos assuntos tratados no encontro.

REFÚGIO

No próximo dia 29 haverá um encontro do Grupo de Mulheres gerido pela Emater, e coordenado pela engenheira agrônoma Marta Levien. Será na Pousada refúgio Carpedien, na Picada Schneider, com início às 13h. Vão participar cerca de 15 trabalhadoras rurais. A técnica Márcia Londero, da Emater de Santa Maria do Herval, vai dar noções sobre a fabricação de sabão líquido.

COMPOSTEIRAS

A Emater está dando noções aos produtores rurais locais de como fazer composteiras para fabricar adubo orgânico. Uma já foi feita na propriedade de Ismael Graeff, na Picada Schneider. Outras quatro ainda podem ser feitas em propriedades rurais, conforme solicitação.

FOLHAGENS

Em tempos de preços de insumos muito altos, o que compromete a produção agrícola, o objetivo é produzir adubo orgânico em camadas. São colocadas folhas secas de aipim, milho, cana, grama cortada, esterco bovino, suíno e de aves, cama de aviário e cinzas sem sal, ovos moídos e restos de hortaliças e de frutas. Tudo isso entra em um processo de decomposição em 90 dias, sendo que na última camada pode ser colocado folhas de manjericão e de lavanda, para afastar moscas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário