Coluna Presidente Lucena
Presidente Lucena: Nack em Brasília, aonde vai, contatos, retorno, alevinos, estrutura, asfalto
Cândido Nascimento
NACK EM BRASÍLIA
O prefeito Gilmar Führ, o Nack, viaja a Brasília na próxima segunda-feira, dia 4, devendo voltar na sexta-feira, dia 8. A meta dele é visitar ministérios e o máximo possível de gabinetes de senadores gaúchos e de deputados, para buscar recursos ao município, nos mais diversos setores. O Ministério de Desenvolvimento Regional, onde poderá falar com Rogério Marinho, e o do Trabalho é certo que ele irá. Lá pretende contatar com o ministro gaúcho Ônyx Lorenzoni.
AONDE VAI?
Ele pretende visitar o gabinete do senador Luis Carlos Heinz, do Progressista, do Lasier Martins, Podemos e até de Paulo Paim, do PT. Pelo que eu entendi, Nack tem um bom acesso com os assessores desses políticos, e as visitas podem render bons frutos em emendas parlamentares significativas.
CONTATOS
Os contados com os deputados gaúchos será com o Lucas Redecker, do seu partido, o PSDB, Marcel Van Hattem, do Novo, Afonso Motta, do PDT, Danrlei de Deus Hinterholz, PSD, Edvino Bohn Gass, PT, e Covatti Filho, do Progressista.
RETORNO
Uma atividade coordenada pelo Cras e que foi retomada com bastante alegria é a Oficina de Câmbio. Está sendo utilizada uma quadra aberta próxima ao Cras e que pertence à Escola Guilherme Exner. Segundo Joel Metz, a intenção é promover a atividade física e a integração entre os participantes. Neste ano o Cras comemora 10 anos em novembro, quando uma programação especial vai comemorar a data, no Parque Municipal Egon Gewehr. Haverá: campeonato de câmbio, exposição de artesanato, caminhada e zumba.
ALEVINOS
O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Spaniol, comenta que ainda podem ser feitos os pedidos de alevinos pelos proprietários de açudes, o que pode ser feito até meados de novembro. Em geral as carpas diversas e as tilápias são os filhotes de peixes mais requisitados pelos produtores rurais. Comprar em maior quantidade acaba por baratear o custo dos alevinos, por isso a vantagem da parceria.
ESTRUTURA
No início desta semana a equipe da Secretaria de Obras, coordenada pelo Carlos Schaeffer (Kol), esteve na função de colocar as caixas e as bocas de lobo, que formam a estrutura para o escoamento da água da chuva na Estrada Erni Osvino Prass, da Picada Schneider, onde será feita pavimentação asfáltica. O asfalto vai até o início da subida para o Morro do Pedro, e deverá auxiliar no escoamento de safras. Os próximos gestores vão se encarregar de complementar a obra morro acima, com certeza.
ASFALTO
Outra obra que faltava apenas um trechinho para ser concluída é a rua Três Mártires Riograndenses, que dá acesso pela lateral à fábrica Luz da Lua, facilitando o carregamento de mercadorias, e também auxiliando o acesso ao ginásio da Comunidade Católica, que tem o mesmo nome da via. Nas próximas semanas deve ser feito o passeio público para ser completado o serviço pela empreiteira Ponto Obras. Na medida que o dinheiro é liberado pela Caixa Federal a obra vai seguindo.