Coluna Presidente Lucena
Presidente Lucena: Pro In Rural, diversos, colheita, feira, incômodo, Emater, Susaf, adesão
Cândido Nascimento
PRO IN RURAL
Os meses de janeiro e fevereiro são destinados para que os produtores locais realizem os seus cadastros junto ao Pro In Rural, que é o programa de incentivos aos pequenos produtores familiares rurais do município. É importante que até o início de março todos os interessados tenham se cadastrado. Essa inscrição dá direito aos incentivos concedidos pelo município ao setor agrícola.
DIVERSOS
Segundo o vice-prefeito Luiz Spaniol, o Lui, que é o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, os benefícios abrangem lavração de terras, plantio, colheita com trator, horas de retroescavadeira e escavadeira hidráulica, inseminação artificial, adubo e mudas de árvores frutíferas.
COLHEITA
Começou nesta semana a colheita do milho seco (grãos), na Linha Nova Baixa. O produto é utilizado para o trato dos animais das propriedades familiares rurais do município. Depois segue a programação da colheita nas demais localidades, e existe uma fila de espera, explica o secretário da Agricultura, Luiz Spaniol (Lui).
FEIRA
Deverá retornar a acontecer em março a Feira do Agricultor, junto ao Parque Municipal Egon Gewehr, que tradicionalmente funciona aos domingos, das 9h às 17h. Nesse período de verão, como o movimento é menor, ela está com as atividades paralisadas. O local vende pães, roscas, schmiers e rapaduras, açúcar mascavo, linguiça e embutidos.
INCÔMODO
As frequentes quedas de luz incomodaram bastante nesta semana. Só na terça-feira foram cerca de sete vezes que a luz saiu e voltou, segundo um morador. Isso gera descongelamento de geladeiras e freezers, ocasionando problemas aos moradores e em vários setores públicos, inclusive no posto de saúde, onde as vacinas devem ser mantidas em equipamento refrigeração. Cabe aos técnicos da companhia de energia realizarem a manutenção da rede com maior frequência.
EMATER
Como a atual engenheira agrônoma da Emater que atende o município, Marta Levien, está de férias, os produtores rurais locais terão que aguardar ela voltar para buscar mais informações sobre projetos de investimentos e custeio encaminhados ou a encaminhar. Ela volta à ativa no início de fevereiro.
SUSAF
Uma coisa interessante é que o município está procurando se enquadrar no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar. Acontece que existe um produtor do município que tem interesse em vender seus produtos em todo o Rio Grande do Sul, ultrapassando as fronteiras do município. A documentação à Secretaria Estadual da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está sendo encaminhada pela médica veterinária Tainara Koch responsável pelo serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM permite a venda apenas dentro do município.
ADESÃO
O prefeito Gilmar Führ, o Nack, e o vice Lui manifestaram à Seapdr o interesse em aderir ao programa Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Rural. Eles pedem a perfuração de um poço na localidade de Vila Rica, e que deve ter cerca de 300 metros de profundidade.