Coluna Presidente Lucena

Presidente Lucena: Seminário de Educação, oficinas, ajuda, retorno, futsete, estiagem

15/02/2022 - 17h31min

Cândido Nascimento
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

Aconteceu na segunda-feira o seminário de Educação, no pavilhão da Comunidade Católica. A abertura teve a presença do prefeito Gilmar Führ (Nack) e da secretária de Educação, Marli Schmitt. O lema foi (Re) Significar o aprender e o ensinar. Pela manhã as auxiliares de serviços gerais e cozinheiras participaram na Escola Roberto Silveira de um encontro com o terma: “A meta é ser essencial”, com Cristiano Hinterholz. À tarde elas participaram com as professoras da palestra: “Vida com sentido- um passo para a felicidade”, com Marco Cassel, e “Escola feliz é morada da gentileza e bom humor, com Roger Castro”. No final do encontro aconteceu a apresentação de uma peça teatral.

OFICINAS

Nesta semana foi elaborado o edital para a contratação dos profissionais que vão ministrar as oficinas para as pessoas atendidas pelo Cras. Segundo o coordenador Joel Metz, a meta é conseguir sete oficinas. A ideia é que sejam ministradas aulas de câmbio, dança, taekwondo, muay thai, artesanato, canto e música e atividade física. A previsão é que as aulas retornem em março.

AJUDA

Quem puder ajudar a diarista Cabriela Trierweiler a construir a sua casa, basta entrar em contato com ela pelo telefone e WhatsApp (51) 99564-6590. Ela tem 36 anos e cinco filhos e sonha com a casa própria. Ocorre que ela sofreu um golpe de um falso construtor e perdeu R$ 6.500 em dinheiro de suas economias, que foram juntadas por anos. O sonho, contudo, nunca foi deixado de lado. Material de construção e até mão de obra podem ser doados. Faça a sua parte e ajude quem realmente precisa. Até uma rifa pode ser organizada para ajudar, podem abrir uma vaquinha on line e aí por diante.

RETORNO

A engenheira agrônoma da Emater, Marta Levien, retornou no dia 2 deste mês e está assessorando os produtores locais, fazendo visitas nas propriedades, fornecendo as Declarações de Produção e Intenção de Cultivo (DPIC), documento que é renovado a cada seis meses e encaminhado à Ceasa. Também assessorando nos projetos de Pronaf referentes a custeio e investimentos. O ano agrícola para fins der financiamento é de junho a julho, sendo no meio do ano lançado o Plano Safra. Um detalhe é o fato de quem na se enquadrar no Pronaf não obter o Pronamp, que está suspenso temporariamente.

FUTSETE

Está tudo certo para o retorno do Campeonato Municipal de Futsete, que terá a 1ª rodada da 17ª edição sexta-feira, no Campo Municipal de Linha Nova Baixa, com início às 19h30. Folga o Independente Futsal e jogam: Rodeio x Família Exner, Os Guri do Açaí x Salão Vogel, CF Bayern Lucenense x Meia Boca Jrs.

ESTIAGEM

Segundo estimativa da Emater, em termos gerais, a estiagem que aconteceu no início deste ano gerou 20% de perda do milho. Nem tudo foi perdido, segundo a responsável pela Emater local, Marta Levien, pois, o que não pôde ser aproveitado como milho grão acaba servindo para silagem. Tem menos calorias, mas igual é um reforço no alimento dos animais das propriedades.

Sair da versão mobile