Coluna Santa Maria do Herval
A festa da literatura está por começar; Solutrat segue suspenso; agricultores sofrem com as chuvas
Por Cleiton Zimer
FESTA DA LITERATURA
Uma sociedade só evolui quando os membros que estão nela se tornam pensantes. E não há caminho para isto se não pela leitura.
Na próxima semana, dias 19, 20 e 21, acontece a 16ª Feira do Livro do Município. Uma oportunidade imperdível.
Terá programação variada preparada para toda a comunidade, com a principal atração: livros, muitos livros.
Não deixe de participar. Leve seus familiares, seus filhos principalmente. Não somente pela questão do evento em si, mas pela importância que a leitura tem.
E como diz o convite que as crianças prepararam: “Livros, mentes e guarda – chuvas só servem se os abrirmos.”
AGRICULTORES SOFREM
A chuva está causando inúmeros transtornos. Os que mais sofrem neste momento, aqui na região, são os agricultores.
Há pouco castigados pela seca, agora enfrentam uma precipitação constante que atrapalha o cultivo; inúmeras lavouras estão sendo perdidas.
E isso é um ‘efeito dominó’. Algumas colheitas ficarão tardias demais, o que implicará em atrasos nas plantações posteriores, influenciando todo o período de safra.
Ter ‘empresa a céu aberto’ não é fácil. E todos, não somente os agricultores, vão pagar o preço.
SEGUE SUSPENSO
O Programa SoluTrat, da Corsan, segue suspenso. E não há previsão de retomada.
Contatamos a estatal pois ainda não foi justificado o que causou tantos problemas lá no bairro Amizade. Queremos saber o que estão fazendo para que isso não se repita no futuro. Ainda não tivemos resposta até ontem. Seguiremos cobrando!
DIA DE FINAL
– Hoje acontece a grande final do Campeonato Municipal de Sinuca. Será a partir das 19h na Sociedade Atiradores de Boa Vista. Primeiro a definição do terceiro colocado, entre Os Malandro e Só no Gato; depois a briga pelo título entre Atiradores e River.
– Já no sábado teremos a terceira rodada da Segundona do futsal. Será na Católica de Boa Vista, a partir das 15h.
BLOQUEADO
A divisa entre a Vila Seger e Walachai seguirá bloqueada até o final desta sexta-feira (13). Motoristas devem desviar pela VRS-873. No local está sendo feita a instalação das galerias no riacho, num trecho que cedeu diante das chuvas na passagem do ciclone, em junho.
ESTRADAS
Sim, a questão das estradas está complicada. Resultado deste tempo chuvoso que nem sequer permite que as máquinas da Prefeitura trabalhem. Chilo, vice-prefeito, informou que estão tentando manter tudo em dia, mas está difícil. Mesmo se o tempo colaborar, começarão por um local e, algum, terá de ficar por último. Afinal, são 600 km de chão batido.
GRIPE AVIÁRIA
As mudanças climáticas também estão afetando a migração de animais. Consequentemente, a preocupação de gripe aviária paira no ar. Nesta semana fiscais do Estado estiveram no Município distribuindo cartilhas de alerta. Na quarta-feira (11) o governo confirmou um terceiro foco do vírus H5N1 em um leão-marinho encontrado morto em Torres. Não há registro da doença em humanos.