Coluna Santa Maria do Herval
Ademir confirmado como pré-candidato em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
ADEMIR CONFIRMADO
Ele mesmo não confirmou. Mas, quinta-feira, em uma reportagem que está sendo elaborada com os presidentes dos partidos para a próxima semana, Clérice Rodrigo de Moura afirmou que o ex-prefeito Ademir Schneider é pré- candidato pelo União Brasil – cuja sigla é nova em Herval.
Seu vice deve vir pelo lado do Progressistas, cuja chapa ainda conta com PSDB e Cidadania.
GILNEI NA BUSCA DO VICE
Como já sabemos, o atual vice Gilnei Capeletti (MDB) disse ser pré-candidato natural para tentar suceder Mara Stoffel. A coligação, em princípio, contará também com PSB e PDT, mas há negociações com outros partidos, como possivelmente o PT.
A grande questão segue sendo seu vice. Paira uma grande incógnita que, apesar da dúvida, começa a indicar que um nome novo pode ser apresentado. E isso pode atingir alguns que, internamente, estavam esperando essa vaga.
POLÊMICA NA RENÂNIA
No último domingo o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, esteve na festa da Renânia. Ele gravou um vídeo dizendo que a comunidade precisa de asfalto. Seriam 1.700 metros da divisa até onde fica a Igreja e salão. Disse que tentaria, num futuro próximo, colaborar com isso.
Não sei se foi a intenção, mas soou como uma leve alfinetada na Administração local e deu um baita de um comentário na cidade.
Procurei ele na quarta-feira para tentar entender melhor, questionando se tinha algum projeto em vista. Mas até o momento não deu retorno.
Também falei com a prefeita Mara. Segundo ela, o que ocorre é que a bancada gaúcha destinou emendas em 2021 para iniciar a obra da ERS-373. Mas, como o Estado posteriormente liberou o valor total para o asfalto, essa verba agora será aplicada no acesso que tem pela pedreira. E projeta-se que deste recurso vai sobrar uma quantia considerável já que o trecho não é tão grande. E, este valor, será aplicado para fazer o asfalto entre Gramado e Renânia. Também falei com o vice Gilnei e ele acredita que vai passar da Igreja.
Mas não tem previsão para isso. Primeiro precisa terminar o asfalto principal, depois o acesso, e aí, Renânia.
Mara disse inclusive que isso foi acertado numa reunião entre Herval, Gramado, Daer e deputado Marcel.
DESANIMADOR
O que vem acontecendo com os agricultores é desanimador. A colheita de milho está sendo péssima para muitos.
O complicado é que está afetando justamente os que investiram em sementes mais sofisticadas – ou sejam: gastaram mais em busca de uma melhor produtividade para ter colocação e competitividade no mercado.
Ninguém estava esperando por isso. Algumas lavouras estão tendo perda total. As causas, pelo que afirma a Emater, podem ser muitas mas, principalmente, pelo fato destas sementes talvez não estarem adaptadas ao nosso clima – que teve muita chuva, depois um período seco no início do ano.
E a cigarrinha se fortaleceu com o El Niño pois os manejos para combatê-la não tiveram tanto efeito com a incidência de alta precipitação.
Em consequência muitos produtores estão pensando, realmente, em parar de plantar. Afinal já estão acumulando perdas desde os períodos de estiagem. Vão tentar uma maior diversificação.