Coluna Santa Maria do Herval

Herval: não terá reajuste para políticos neste ano e acontece hoje a oração em frente ao Ambulatório pelo Dia de São José

19/03/2021 - 08h11min

Atualizada em 19/03/2021 - 09h54min

Por Cleiton Zimer

Não podia ser diferente
Nem foi posto em votação o reajuste para prefeita, vice, secretários e vereadores. Nada mais correto nesse momento. Não que não seja merecido, muito pelo contrário. Mas, no cenário catastrófico em que nos encontramos, cujo futuro é incerto, todo dinheiro precisa ser direcionado para questões emergenciais. É isso que todas as famílias estão fazendo. Guardando, cuidando, pois não se sabe o que vai acontecer amanhã.

Um ar diferente
Na legislatura passada havia uma discrepância visível entre alguns vereadores; em determinados momentos as pautas fugiam da lógica política por questões partidárias ou particulares, literalmente perdendo o foco. Nesse ano notou-se um ar diferente. Os debates instaurados estão tendo um viés direcionado para as pautas em questão, com lógica produtiva, independente de “lados”.

Tênue
Entretanto, há de se tomar cuidado. Toda questão precisa ser amplamente debatida e criticada se necessário, até que todas as dúvidas quanto aos precedentes sejam sanadas. Leis regem o município e impactam na vida dos moradores. Essa linha é muito tênue, porém, extremamente importante. Claro, existem discussões, e discussões. A diferença está entre ser produtivo ou não.

Umbigo
Apesar de ser importante, não adiante ficarmos debatendo o que acontece à nível nacional e estadual enquanto não conseguimos enxergar o que acontece aqui no município. Antes de olharmos o que está aí fora, temos que analisar e ordenar as nossas circunstâncias enquanto hervalenses.

Que não se repita, nesse final de semana, o que aconteceu na Marcondes. E não foi só lá. Muitos outros lugares tiveram as ditas festinhas particulares pelo município. Tem pessoas que insistem, que são deliberadamente irresponsáveis diante de tudo o que está acontecendo. É uma pena as forças policiais terem que ser usadas para isso, mas não tem outra opção.

Então, que saibamos olhar para nosso “umbigo” e resolver os problemas que temos aqui. É preciso mais conscientização. É preciso que cada um corrija as suas próprias atitudes. Vejo alguns políticos questionando ações do governador e presidente quanto à estrutura da saúde pública – o que é valido. Entretanto, o que está sendo feito aqui, no Herval, para evitar que as pessoas precisem de um leito de UTI?

A fiscalização não vai trazer popularidade, de fato. Mas agora esse trabalho é fundamental e precisa ser ainda mais rígido. Não para coibir aqueles que estão trabalhando de forma ordeira e correta, mas aqueles que, como dito, fazem questão de ser inconsequentes e cujo preço terá de ser pago por todos.

Vamos orar
Hoje é Dia de São José. Às 11h o padre e pastor farão uma oração em frente ao Ambulatório e você está convidado para, onde quer que esteja, parar um pouco e orar em silêncio por todos os hervalenses. Não importa sua religião, pare só por um minuto para agradecer por estarmos aqui e que possamos continuar, firmes e fortes, com muita saúde. E que todos os doentes possam se recuperar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário