Coluna Santa Maria do Herval
Herval: Secretário Max, Câmara e os moradores, Correios, RGE e CORSAN
Cleiton Zimer – cleiton@odiario.net
Max secretário
Nessa semana a prefeita Mara nomeou seu marido Marcos como secretário de Turismo, Indústria e Comércio. De acordo com informações dos bastidores, os líderes dos partidos da coligação se manifestaram a favor da decisão, entretanto, nem todos os membros simpatizaram.
Poderia isso, a curto ou longo prazo, gerar um desgaste entre a própria coligação que assumiu o segundo mandato com 80% dos votos?
Críticas e competência
Com certeza, sendo marido da chefe do Executivo, Max está sendo e continuará sendo alvo de críticas pela decisão tomada. Não há como fugir do julgamento popular e político nessas horas – isso vem junto no pacote e é muita inocência pensar o contrário. E é bom que as pessoas questionem, que acompanhem, fiscalizem!
Entretanto, tenho que destacar aqui que a capacidade dele em administrar a pasta é inegável. Durante quatro anos Max fez o trabalho de forma voluntária e mostrou resultados práticos que surtiram em efeitos positivos para o Teewald. Um dos exemplos é a Kartoffelfest, que deu lucro de mais de R$ 230 mil em 2019, cujo investimento foi aplicado na Praça em Boa Vista do Herval.
E, para fins de esclarecimento, Max não é o primeiro cônjuge a assumir uma secretaria na história do município, tampouco da região, nem do País. Sim, cônjuge pode assumir, contanto que seja capacitado.
Certo ou errado? O resultado do trabalho dele vai mostrar.
Era o momento?
Na verdade, já passou da hora! O Herval possui inúmeros potenciais turísticos inexplorados e precisa, urgentemente, de alguém que tome a frente. O Max será essa pessoa e, se não for, será substituído. Simples. Mas o fato é que alguém precisa estar lá, trabalhar arduamente, pois esse será nosso futuro.
Um lugar dos moradores
A Câmara teve duas sessões ordinárias esse ano. Em ambas os moradores estavam presentes para debater problemas na tribuna. Com isso a Casa Legislativa está tomando a forma que precisa ter: ser um lugar do povo e não dos políticos.
Espero não estar me precipitando, mas isso representa um novo ar na comunidade hervalense. A participação dos eleitores é fundamental; eles não podem ser consultados somente na campanha; é preciso escutar a comunidade para definir as prioridades.
Parabéns ao presidente Diego, que isso continue sendo fomentado pelos presidentes que o sucederão. Afinal, se estamos na chuva, é para nos molharmos.
Corrigindo
Semana passada falei que Gilnei recebe salário para secretário de Obras. Isso está errado. Na verdade, ele optou por receber o salário de vice-prefeito, que é R$ 443,71 menor que o de secretário. Ele ocupa os dois cargos, mas recebe somente um dos salários. Interessante é notar que em outras cidades o pessoal opta pelo salário maior. Parabéns.
Correios, RGE e Corsan
Desses três serviços só recebemos reclamações, nenhum elogio. Os moradores nos procuram semanalmente para relatar os transtornos que estão tendo. Infelizmente há muitos enchendo o bolso, com discursos prontos, e não dando a mínima para os consumidores.
Onde isso vai parar?