Coluna Santa Maria do Herval

Quebra-molas não resolveram o problema na descida da ‘Curva da Morte’

01/09/2023 - 14h46min

cleiton@odiario.net

Por Cleiton Zimer

NÃO RESOLVEU

A ação de colocar quebra-molas na descida da VRS-873, em direção à ‘Curva da Morte’, não resolveu o problema. Nesta quarta-feira um caminhão, a princípio sem freio, tombou no local.

Diante do ocorrido falei com uma moradora do trecho e ela me disse que já teve pelo menos outros três casos depois que instalaram as lombadas: um dos caminhões entrou numa rua do bairro Piá; outro, parou no mesmo local do sinistro desta semana.

Ora, não resolveu. E ponto!

Pode até ter diminuído a gravidade, mas não resolveu. E não vai resolver. Imagina se tiver um morador andando por ali; o caminhão vai passar por cima.

Sim, pode matar alguém. Isso não parece ser sério o suficiente?

ENGRAÇADO

Chega a ser engraçado. Toda vez que há qualquer problema na VRS, entre o Morro e o Herval, o primeiro e único pensamento que vem na cabeça dos engenheiros é o de colocar quebra-molas.

Isso é falta de competência, de vontade, ou de dinheiro para fazer algo descente? Dinheiro tem, mas…

E QUAL A SOLUÇÃO?

Se eu soubesse seria engenheiro, e não jornalista.

Sei apenas que não funciona da forma como está – e põe em risco a vida de todos nós. Há o relato de dezenas de moradores do entorno e motoristas que corroboram com isso, além dos fatos em si.

Mas, como sugestão, seria fundamental investir em controladores de velocidade eletrônicos desde São José do Herval, depois, na reta da ‘Portelinha’, com a respectiva sinalização alarmando para o risco do trecho.

Vão fazer isso? Duvido! Acho que ainda não teve tragédias o suficiente para o Daer.

AMIGOS DA TRADIÇÃO

Parabéns ao CTG Amigos da Tradição, pelo 2º Encontro de Gigantes com Os Monarcas e Os Serranos. Recebi o relato de dezenas de pessoas, e foi fenomenal. Essa Casa é exemplo para toda a região. Na verdade, devemos o reconhecimento por perpetuarem tão bem a nossa cultura para as diversas gerações – e, mais importante que isso, por integrarem a comunidade de uma maneira “não elitizada”; isso faz toda a diferença.

ESPORTE

Começou o Campeonato Municipal de Sinuca. As rodas são todas as sextas, a partir das 19h30, em diversos locais. Hoje será segunda etapa;

Sábado, na Ferraria, ocorre a Grande Final do Circuito Municipal de Pênaltis.

*Vou aproveitar o espaço para ressaltar novamente: parabéns ao Tyta. Nunca vi tanta gente envolvida no esporte aqui no Teewald – não só no futsal, mas em todas as modalidades.

TRISTE

Infelizmente, no final de semana um episódio triste marcou nossa comunidade com o falecimento trágico do jovem Gabriel Miró, 21 anos, num acidente de moto enquanto fazia entregas para o restaurante da família.

Nossos sentimentos a toda família.

VACINA

O vereador Paulo Henrique Kaefer (PSB) fez uma moção de apoio ao projeto de lei federal que determina a inclusão de vacina contra doenças causadas pela bactéria meningococo do tipo B ao Programa Nacional de Imunização.

PREOCUPAÇÃO

Além de todo o teor econômico, há grande receio entre os sócios da Piá após os fechamentos dos mercados de Herval e Morro – que consolida a grave crise instaurada.

Afinal, terão de ajudar a “pagar a conta”?. O vice-presidente disse que estão fazendo de tudo para que isso não aconteça, mas, o risco está aí. Como ele mesmo disse: Se entrar em recuperação judicial, o associado infelizmente vai ter que ajudar a pagar a conta”.

A Cooperativa, em nota, disse que “não há perspectiva de entrada em Recuperação Judicial, pedido de falência ou previsão de fechamento”. Disse que o momento é de identificar os caminhos para retomada das atividades para geração de caixa e garantia da continuidade do negócio com apoio de uma consultoria externa, além dos associados, da comunidade e dos clientes.

Uma coisa é fato. Agora, há clareza, transparência. O que não se via antes.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário