Conecte-se conosco

Coluna Santa Maria do Herval

Santa Maria do Herval – 07/02/24

08/02/2024 - 06h10min

Atualizada em 09/02/2024 - 14h37min

PESQUISA

Saiu o resultado da primeira pesquisa do ano já no Teewald. Se ela foi feita para “consumo interno” ou para guardar segredo, não sei, mas o fato já se sabe quem está na frente e quem não está, se as eleições fossem hoje. Ou se fossem no dia em que foi feita a pesquisa.

CALMAS

Pelo visto, as coisas andam calmas no cenário eleitoral. Vocês vão lembrar que a campanha política no Teewald durava quatro anos. Se bem que para alguns esta realidade ainda não mudou! Tem gente que pensa em política desde que acorda até a hora de dormir!
Aliás, na semana passada, alguém de um partido (de outra cidade) pediu o telefone de um político hervalense (de outro partido) pois queria conversar. Pelo visto, as coisas estão andando na política, nem que seja no “devagar e sempre”.

NÃO QUER CALAR

Antes da gente falar de política, será que, mais uma vez, vai ser mantida a velha tradição de ter um candidato do Centro e outro da Boa Vista na mesma chapa?
Se assim for, o vice do Chilo será alguém do Centro? E, se realmente o Ademir vier candidato, seu vice ou sua vice será da Boa Vista?

TROCA DE LADO

Outra pergunta que não quer calar: as coligações vão se manter as mesmas das últimas duas eleições?
Ou seja, sempre foi MDB de um lado e PDS do outro, desde a emancipação. Uma das primeiras grandes mudanças, foi o PDT que saiu da base aliada do PP/PSDB e lançou nome próprio (prefeita Mara), contando com apoio da oposição, e acabou vencendo duas eleições.

VEREADOR

Para vereador é uma “outra” eleição. Isso porque a eleição para prefeito influencia, sim, a eleição dos vereadores, mas tem nome que “corre sozinho”, independente dos candidatos a prefeito. Ou seja, o fato da eleição ter dado quase 3 por 1 nas urnas fez com que a oposição elegesse a menor bancada dos últimos 30 anos. Mas, nomes como Tânia e o próprio Schuckinha teriam sido eleitos, independente dos candidatos a prefeito, não acha?

PSB

– Teve também o caso do PSB, que estava com o PP e agora está com o PDT, do outro lado, mas este exemplo não conta, pois a maioria dos nomes é novo, não é a mesma base do partido de outrora. Então, a pergunta, neste ano de 2024, como será?
– Então, por estas duas características ou tradições, a gente já começa a vislumbrar quem tem chance de ser vice do Chilo e quem não tem.
– Se a coligação se manter, teria que ser uma pessoa do Centro, filiada ao PDT ou PSB e assim por diante.
– E dos políticos das antigas, será que vai ter alguém no páreo ou com participação indireta? Poshe, Raflis, Beto, Fabi, Plínio, Molles… Quem mais?
– Aliás, o gramado do campo do Herval está um tapete e parece que quem está cuidando é o Marcos Alles, além de presidir o veterano. Já as piscinas estão abertas e os ecônomos são o Alemão e a Sonia.
– E como está o asfalto ligando a Gramado? Só vai?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.