Coluna Santa Maria do Herval
Santa Maria do Herval: 10 anos de enxurrada, aberta a temporada de golpes. nudes e vacina
Cleiton Zimer – cleiton@odiario.net
10 anos da enxurrada
Amanhã, dia 20 de fevereiro, completa uma década da enxurrada que causou muitos transtornos no município. Aquele domingo de festa no Ilges foi interrompido pela água que parecia cair de balde. Já chovia muito desde sábado, mas, no domingo, das 17 às 19h, foi realmente violento: 200 mm. Em poucos instantes, pontes foram danificadas, barreiras bloquearam as estradas, pessoas ficaram ilhadas, quiosques foram destruídos. A agricultura e a avicultura foram arrasadas.
Muitos prejuízos se acumularam. Córregos que tinham pouca água se transformaram em verdadeiros rios. Os proprietários da Prainha do Jacaré, na Vila Kunst, viram tudo sendo arrastado pelo Rio Cadeia; o galpão de Nelson Schneider que estava alugado para o CTG sumiu, só sobrando o alicerce: a história de toda uma geração se perdeu naquele momento.
A ponte de Padre Eterno Baixo caiu, pinguelas foram levadas. O Klaus e o Kunzler tiveram prejuízos, assim como a Prainha da Amizade. No Centro não choveu quase nada e, em instantes, a água começou a transbordar na ponte. Na Fazenda e Franckenthal os moradores ficaram ilhados.
Na Família Lima dois estudantes de Caxias do Sul, um rapaz e uma moça, morreram.
A tragédia ficou marcada para sempre.
Aberta a temporada de golpes
Parece sarcasmo, mas não. É um alerta: o golpe do Whats, do falso sequestro, do cartão, do nudes estão ficando mais intensos na região. E o Herval está nessa lista.
Nudes?
Cair nos outros golpes até pode ser compreendido dadas as circunstâncias do contexto, pois os estelionatários além de safados são inteligentes. Mas agora, o do nudes é muita ignorância. Todos sabem como funciona: os criminosos criam um perfil falso e começam a trocar fotos íntimas e, depois, passam a extorquir. O maior problema é que, na maioria das vezes, é perfil de uma menor de idade, acusando abertamente ter 15, 16 anos.
Mas, para pensar. As vítimas recentes do Herval são homens de meia idade, ali entre 40 e 50 anos. Gente, trocar fotos íntimas por si só é algo questionável – vai lá e olha, se for consentido. Agora, fazer isso com uma menor de idade, desconhecida, é muito imoral. Se não estivessem sendo vítimas de um golpe com certeza estariam fazendo algo ilícito, cujos interesses são de índole duvidosa.
Se esses homens forem pais, espero que por um momento pensem que suas filhas e filhos também já tiveram ou terão aquela idade. E, então, como fica? Iriam gostar também? Acho que não… Isso é safadeza e, nessas horas, perder dinheiro é pouco.
Vacina
É fundamental que as pessoas entendam que a vacina é a única forma de sair dessa turbulência da pandemia. E, mesmo assim, ainda vai demorar muito para dizermos que acabou. O pessoal da Saúde de Herval está fazendo um excelente trabalho, pois, além de estarem à frente de tudo, ainda precisam lidar com os efeitos da desinformação.
Eu realmente sinto muito pelo que está acontecendo. Nunca pensei que a ciência teria que digladiar tanto com a ignorância.