Colunistas destaque

COMEÇO DE CONVERSA: A campanha eleitoral começa a ganhar forma em Dois Irmãos com a exoneração de Juarez Stein

08/06/2020 - 09h36min

Por 

Mauri Marcelo Toni Dandel

JOTA JOTA

O ex-prefeito Juarez Stein, confirmando as especulações desta coluna feitas em 2019, deixou de ser secretário. O motivo só pode ser um: desincompatibilização. A palavra é difícil, mas significa que ele pediu as contas na Prefeitura para poder concorrer. É isso é que deve ocorrer, a chapa JJ.

20 ANOS

O caso é que, depois de 20 anos poderemos ter os mesmos adversários na majoritária. Na eleição de 2000, foi Juarez e Renato contra Sérgio Fink e Chepa. Tinha também, à época, a dobradinha Víctor e Canali, pelo PT, assim como agora cogitam Filipin pelo PT.

DE NOVO, 15

Para este confronto do ano 2000 voltar a ocorrer, basta o PDT confirmar Sérgio e MDB-PP chancelarem Juarez. E falo deste confronto mesmo com Juarez sendo vice de Jerri, que, em teoria, é o candidato natural da coligação a prefeito. É que hoje, o vice não é mais mera figura decorativa, como Zé Alencar foi de Lula e Marco Maciel foi de FHC, tanto é que você nem lembra, veja os casos de Mourão, Temer, Jerri, Rosso e por aí vai. Nem é preciso cogitar ou relembrar o ocorrido em 2008, quando o último candidato do PP a cabeça de chapa, Chepa, saiu do páreo. Neste caso, seria, de novo, o 15 na urna, como é desde 1998.

AZARÃO

– Não que repetir o filme seja impossível (Fink x Stein, de cabeça), afinal, estabilidade não existe e não há garantia de nada. Falando nisso, todo mundo lembra o que houve em 2012 quando o PT dava a eleição como ganha e caiu do cavalo. “Estabilidade, realmente, não existe”, frase do bilionário Flavio Augusto.

– Esta frase é forte, e,para quem a questionava, como eu, veio a pandemia para provar que a frase é a mais pura verdade. Então, a questão é que não há estabilidade e nem garantia de nada, nem que A será candidato, nem que B será vice, nem que C vai realmente concorrer, até porque, quem garante que não apareça um azarão para incendiar o cenário e papar a eleição. O futuro a Deus pertence!

AI AI AI

– O que podemos dizer é: boa sorte, se comportem e façam uma campanha limpa.

– Outros nomes cogitados a prefeito ou vice, como já é de conhecimento de quem acompanha bastidores: Léo, Paulão, Geca, Juliano, entre outros. Continuamos amanhã…

– A mensagem positiva do dia: “Senhor, no silêncio desta noite que se cala venho pedir-te a paz, a serenidade e o aconchego. Quero sonhar hoje com um mundo muito melhor. Ter a clareza de enxergar como será possível alcançar justiça entre teus filhos e me refazer a ponto de conseguir criar soluções para diminuir as diferenças entre teus filhos. Me alimentar com tua graça, tua energia, tua sabedoria. Quero acordar amanhã com energia e saúde para fazer a minha parte e paciência para esperar pela parte que o Senhor vai me dar! Amém”. Esta, acima, é a oração diária recomendada pela novena que terminamos de divulgar na sexta. A partir de amanhã, voltaremos a publicação das mensagens costumeiras e mais curtas. Imagina que foram 63 dias de novena, iniciada em plena quarentena. Por mais que as nove semanas tenham demorado a passar, acredite, a pandemia está demorando muito mais. Quando é que a gente iria imaginar que ficaríamos quase três meses reféns de um vírus? Se é que isso não vai até o final do ano ainda…

 

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário