Colunistas destaque

Comentários sobre o decreto do governador e seus impactos em Dois Irmãos

23/07/2020 - 07h43min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

RÁPIDAS

– Você sabia que a irmã do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, mora aqui em Gramado? Kátia Aveiro ‘estrela’ uma campanha de uma corretora de consórcios aqui da região.

– O Miguel nos mandou um áudio estes dias e, ao fundo, ouvimos os quero-queros que habitam lá por perto da cervejaria. Tem coisa mais bonita e que nos remete às nossas raízes do que o som dos quero-queros?

– Aliás, quando estamos viajando e escutamos este som ou o badalar de um sino de igreja, logo a gente lembra de casa, não tem como não lembrar de Dois Irmãos e da nossa região com suas características peculiares.

DECRETO

– Continuando o assunto de ontem, para finalizar a reflexão…

– Estando na bandeira vermelha, se eu puder abrir minha loja, vai entrar alguém? E, se entrar, vai ter dinheiro para gastar? E, se este cliente vier, ele estará motivado a vir gastar quanto de dinheiro na minha empresa? Eu estive ao lado deste cliente na pandemia ou me distanciei dele?

– Qual é o nosso hábito?

– Quem sabe, a saída seja mantermos uma relação de proximidade – via Whats ou pelas mídias sociais – com este cliente, não apenas falar de venda, compra e pagamento, mas estar perto, estar junto, para não quebrar o vínculo. Em uma época desta, isso não faria a diferença?

– Isso faz sentido? Esta reflexão não é para criticar ninguém, não se ofenda. Esta provocação é feita apenas para criar um momento para refletirmos e mudarmos, seja para nos preparar para a próxima pandemia ou crise (que vai vir daqui um ou 10 anos, anote aí), seja para ganharmos mais dinheiro quando tudo isso terminar.

– Enfim, é uma provocação para colocarmos em prática o velho ditado de nunca arriscarmos colocar todos os ovos na mesma cesta.  E que sempre é tempo de mudar e criar uma nova realidade.

– Nunca é tarde para iniciarmos nada. Mas devemos ter bem fresco na memória que nossa vida não é eterna, portanto, não vamos perder tempo e nem esperar chegar aos 70 anos para agir, pois poderemos nem chegar aos 70 (e nem aos 60, com qualidade!)…

– Enfim, por falar em nunca ser tarde para nada, como citamos ontem, o filho de um agricultor conseguiu chegar ao cargo mais importante do mundo. Não acredita?

– Este cidadão começou a vida trabalhando de barqueiro (no Mississipi, que você estudou nas aulas de Geografia na sua infância) e ficou órfão de mãe aos 9 anos. Ficou viúvo, casou de novo, teve quatro filhos, mas só um chegou à idade adulta (um morreu com 4 anos, outro com 12 e outro com 18). Aos 35 anos já tinha falido algumas vezes, entrou em depressão aos 36, perdeu eleições aos 32, 37, 43, 46, 48 e 55 anos. Quer mais desgraça que isso?

– Pois bem, este cidadão se tornou presidente da República aos 60 anos. Ele se chama Abrahan Lincoln, tido como o melhor presidente que os EUA já teve na história!

– Por fim, se você só reclama e não vê saída, se está mergulhado no noticiário que só prega desgraça na TV, então, a mensagem positiva, hoje, é para ti: “E você aí, com 40 ou 50 anos, achando que está tudo perdido. Crie vergonha na cara, vá cuidar da sua vida, saída do caixão”, diria o empresário Pablo Marçal.

 

 

Sair da versão mobile