Colunistas destaque
Continuamos batendo na tecla: Dois Irmãos tem que salvar empregos, empresas e vidas
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
PARECE MENTIRA
É redundante, eu sei, mas este ano está passando voando. Estamos em agosto. Parece que ontem era Carnaval. Para quem acreditava que o ano passava rápido demais porque vivia na correria, a pandemia veio para provar que não é a correria que acelera o tempo. Anote aí: daqui a pouco é Kerb e Natal.
NÃO QUER CALAR
Sobre a ideia de parar com obras e priorizar a saúde e a economia, vale uma pergunta aos que preferem, ainda, asfalto do que prioridade na saúde ou em equipamentos para salvar vidas.
Você prefere ganhar asfalto este ano na tua rua e não estar aí no ano que vem para usufruir do asfalto, porque não terá o Kit Coronavírus ou respirador para salvar tua vida?
COLOCAR FOCO
– Não entendo porque agora se perde tempo com asfalto, se nem o capeamento asfáltico feito às vésperas da eleição de 2018 está pronto.
– Então, se é para começar agora e não poder concluir porque o Estado não repassou toda a verba, nem começa a obra para não perder tempo com licitação, reuniões e telefonemas e usa este tempo e dinheiro para investir na saúde e na economia.
– Aí alguém vai dizer: “mas era verba do Estado, é culpa é do Sartori ou do Leite?” Pior ainda, um faz e acha que o outro (adversário) vai pagar a conta? Bueno, mas não é esta a questão. Aliás, este é o x da questão: não perdermos tempo com nada, a não ser na saúde e economia.
– Aí alguém vai dizer: “isso é dinheiro que vem de fora, a cavalo dado não se olha os dentes”. Este é mais um ditado errado que te enfiaram goela abaixo: você tem todo direito de pensar que “de graça, até injeção na testa”, mas não é de graça, deve ter contrapartida, tem projeto, tem reuniões e tempo e mais tempo gasto do início ao fim da obra. E este tempo poderia ser usado para salvar empresas e empregos.
– Mudando de assunto: “A cavalo dado não se olha os dentes!” Taí é outro ditado errado (comunista) que a gente foi obrigado a aceitar. Baita lorota! Imagina se o Tardeli te desse de presente a Lamborghini Urus avaliada em R$ 2,5 milhões, mas você não pudesse vender jamais e fosse obrigado a arcar com o seguro e o consumo de um litro de gasolina a cada 400m. O barato sai caro!
– Você deve estar dizendo: “o que tem a ver uma coisa com a outra?” Continua concordando que a cavalo dado não se olha os dentes mesmo? Isso seria um presente ou um presente de grego? Sim, ele era reserva do Grêmio e comprou um carro de R$ 2,5 milhões, talvez uma das rodas saiu do salário do tricolor e do bolso do torcedor! Para ele eu dou os parabéns, mas, confesso – sei que uma coisa não tem nada a ver com a outra – nestas horas eu penso nos que tiveram salário reduzido ou foram demitidos na pandemia, mas mantém a mensalidade do Grêmio e Inter em dia. De verdade!
– A propósito: Cada um tem a vida que merece, afinal, Deus é tão bom e justo que deixa você colher o que você plantar. Ou seja…
– A mensagem positiva do dia: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”, dos Provérbios.