Colunistas destaque

Dois Irmãos alcança a marca dos 500 casos positivos para Covid-19

11/09/2020 - 07h46min

Por

Rogério Savian

rogerio@odiario.net

500 CASOS DE COVID

Nesta semana Dois Irmãos alcançou a marca dos 500 casos positivos para Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos apresentados pela Secretaria de Saúde do município. Não vejo esse número como algo negativo, pois é sinal de que está sendo feita bastante testagem. Já foram aplicados mais de 1.700 testes, sendo que passou de 1.200 negativos. Dentro desses 500 positivos estão os assintomáticos e mais de 450 já estão recuperados. Portanto, pode não ser o melhor número, mas temos que considerar que não está pior porque a maioria está seguindo as medidas de prevenção.

PEDÁGIO PARA O ENZO

No sábado, das 10 às 16h, vai acontecer o pedágio solidário em prol de Enzo Gabriel Nunes Jung, de 1 ano e 5 meses, diagnosticado com AME aos 6 meses. Será na Av. São Miguel, em frente à Antiga Igreja Matriz e na esquina da Av. 25 de Julho com Irineu Becker. Enzo, morador de Novo Hamburgo, está com sua cura condicionada ao medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo e que precisa ser aplicado até os 2 anos, nos Estados Unidos. Para ter acesso ao medicamento, a família precisa de R$ 12 milhões.

SETEMBRO AMARELO

O suicídio é um assunto delicado, mas não podemos deixar que passe desapercebido. No ano passado, segundo a Organização Mundial da Saúde, de 5,0 a 9,9 mortes por 100 mil habitantes no Brasil tiveram o suicídio como causa. Ele representa 1,4% das mortes em todo o mundo. Entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte.

COMO FICAM OS ECÔNOMOS?

* Há praticamente seis meses estão proibidos os jogos de futebol nos ginásios e campinhos. Diariamente recebemos relatos de ecônomos que não sabem mais de onde tirar o sustento para a família, pois a única ou principal fonte de renda está proibida de funcionar. Como ficam esses caras que nem tiveram direito a seguro-desemprego ou auxílio do governo? Alguns investiram bastante na construção ou reforma das quadras.

* Para piorar, teve ecônomo que já entregou a concessão do ginásio e se mudou para outro estado em busca de oportunidade melhor. Não estou jogando a culpa em A ou B. Pelo contrário, o melhor é gestores municipais, donos de ginásios, ecônomos e atletas buscarem juntos uma maneira para amenizar esses impactos. Talvez, liberando jogos restritos apenas aos atletas em quadra, sem público. Porque muitos dos que jogam nesses espaços são pessoas que já passam o dia juntos, como colegas de trabalho.

GRUPO HERVAL

Esta semana, através da Gaúcha, chegou ao conhecimento de todos que o Grupo Herval ampliará sua sede em Dois Irmãos. Será uma obra de 54 mil metros quadrados, segundo a Frandolozo Engenharia, que executará o serviço. Fundada há 60 anos e com 7 mil funcionários, o Grupo Herval possui 20 marcas e 14 empresas que incluem indústria, comércio e serviços, como consórcios, seguros, construção e financeira. Essa é uma importante notícia, pois certamente aumentará os postos de trabalho.

 

Sair da versão mobile