Colunistas destaque

Duas reflexões sobre a Rota Romântica e sobre Dois Irmãos

04/12/2020 - 08h06min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

ROTA

Lendo o caderno que o Diário publicou sobre a Rota Romântica a gente se dá conta do quão gigante é este roteiro. É fantástico! Parabéns ao Cláudio, Prefeituras, empreendedores, enfim, a todos.

– Gostaria de trazer à luz duas reflexões: plátanos e sinalização. A primeira é do leitor Ignácio Knorst, natural de Nova: “quem sabe a DNIT ou as Prefeituras, em comum acordo, possam limpar (os plátanos)”. Boa! Quantas destas árvores frondosas já tiveram de ser “sacrificadas” por conta de parasitas?

– E a segunda reflexão é sobre a falta de sinalização, não só turística, mas de mobilidade nas nossas cidades, praticamente inexistente. Para nós não precisaria, mas e o turista?

– Vamos mais a fundo, além do básico: que tal se toda a rota investisse em sinalização? Exemplo: que tal uma placa aqui em Dois Irmãos indicando o que o Morro tem? Que tal lá em Nova ter uma placa sugerindo ao turista de lá para visitar Dois Irmãos? Que tal nas cachaçarias de Ivoti tem indicação das cervejarias de Nova ou da rota? E assim por diante…

– Não adianta ir lá na Alemanha buscar uma cidade para ser co-irmã. Precisamos agir assim com nossos vizinhos. Eles não são concorrentes, são parceiros para trazer e prender o turista aqui.

– Mas não podemos esperar nada do DNIT, nem da Setur do Estado, nem do Ministério do Turismo. Então, sobre as duas reflexões, como temos novos prefeitos vindo aí, vamos começar a pressão desde já em cima deles? São eles que podem fazer a diferença de verdade!

– Enfim, vamos salvar os plátanos enquanto é tempo? E enquanto não tivermos liquidambar. E vamos aproveitar enquanto pudermos contar com o Weber na presidência da RR. Já tivemos bons presidentes, outros que nem tanto, mas com dedicação ao roteiro e ao turismo como ele, quando teremos outra chance?

– Vamos aproveitar, também, porque muitos turistas não conseguem ir torrar grana na Europa, Caribe ou Nordeste! Enfim, é apenas uma sugestão que ampliaremos em outra oportunidade.

RÁPIDAS

– Foram derrubados os dois coqueiros/palmeiras antigos em frente a Igreja Luterana: sacrificados devido a parasitas ou não?

– Um leitor questionou: se o Betinho Klein não desistisse de concorrer, como seria sua votação e a do PP?

Santa Catarina terá toque de recolher na “madruga” a partir de amanhã. Yessas!

– Estão abertas as matrículas no Imaculada Conceição.

– Também estão abertas matrículas no contraturno da Bruxinha. Até dia 8!

– Esta quem mandou foi o assinante Jajá Hansen, do Vietnã: “dizem que no Natal poderemos reunir até 10 pessoas sem problemas. Mas eu não sei onde vou conseguir 10 pessoas sem problemas”! É piadinha de Whats!

– A mensagem positiva do dia é: “faça perguntas”. Mas “só” isso? Não, a pergunta correta seria “tudo isso?” Daria para escrever uma coluna toda só sobre esta mensagem positiva de duas palavras: não reclame, pergunte; não critique, pergunte; para aprender, pergunte; aliás, pergunte, aprenda e ensine que você aprenderá mais fácil…

Sair da versão mobile