Colunistas destaque
Eleição em Dois Irmãos já tem favorito. E para vereador, dos 68, só 17 tem chance…
Por Mauri Marcelo Toni Dandel
REALISTA
Quantos destes cinco candidatos a prefeito têm chances de vencer a eleição? Fala a verdade! Não tape o sol com a peneira, você sabe que vai polarizar entre dois e o restante ficará lá pra trás, como sempre foi.
PEDRA
E quantos destes 64 candidatos a vereador têm chance verdadeira de se eleger? Uns 17, talvez. Ou 20, no máximo. Sei que vão jogar pedra por conta disso, mas vamos ser realistas…
MIMIMI
– Pronto, mexemos com vespeiro: no ‘mundo mimizento’ de hoje, pode atirar a primeira pedra…
– Se você já estava ajuntando as pedras para atirar, se lascou. Quem já estava puxando o celular para fazer uma foto e jogar em algum grupo de Whats criticando esta coluna…
PEGADINHA
– Lamento informar, mas você caiu em uma pegadinha!
– Sim, os dois primeiros tópicos foram uma pegadinha! Sabe quantos dos cinco candidatos a prefeito tem chances de vencer? Os cinco!
– “Ah, não, tu ta de brincadeira, é claro que alguns não têm chance”, alguém vai questionar. Reitero: os cinco têm chance, tudo vai depender da campanha. E campanha é emoção. Quem emocionar mais o público, leva!
– Aí você pergunta: “Ah, tu acredita que vai polarizar só em dois?” De verdade? Eu não! Não é porque no passado foi assim que vai ser assim sempre. Mas, daqui a 15 dias a gente muda de opinião. Basta vermos como está a campanha de cada um e já saberemos. Este é o reflexo de agora…
– “Tu está ‘sendo político’, não quer desagradar ninguém”, outro vai alfinetar. Não, politicamente correto não funciona aqui, estou sendo sincero. Tem favorito? Tem. Mas tudo vai se decidir na campanha.
– “Você está de brincadeira”, pode falar, sei que você pensou. Mas não, não estou. Quer um exemplo? Um, não, vários. Marcel, Bolsonaro e Trump que tal? Um ganhou a eleição de casa no Rio, outro ganhou tuitando nos EUA, contrariando tudo e todos.
E OS VEREADORES?
– Outro leitor vem com pedras na mão: “então vai me dizer que os 68 candidatos a vereador têm chance?” Não, isso também não! Não vou ser leviano a este ponto! Mas isso a gente explica na próxima coluna, onde vamos falar que o eleitor, hoje em dia, vota diferente e falar do exemplo do Marcel citado acima (não esqueci não, só guardamos para a próxima semana).
– Você deve estar pensando: “Ah, quer fazer igual novela, guardar para o próximo capítulo”. Não, ocorre que temos espaço apenas para 3 mil caracteres e este assunto chegou a 16 mil, portanto, vamos passar a faca (faca Serra Grande ou ‘corte seco’ Tramontina) e continuar outro dia… “Apóia nóis”!
– Agora, voltando a falar sério: aqui são 68 candidatos a vereador e cinco a prefeito. O Herval tem 34 a vereador e o Morro, só 24. Bah, no Morro está menos concorrido que vestibular, menos de 3 candidatos por vaga!
– A mensagem positiva do dia: “Se você quer prosperar, ‘pára de querer dar tombo nos outros’, ‘pára’ com essa ganância, apenas seja ambicioso e obediente a Deus”, baseado em frase do Pablo Marçal. Tem gente que não entende porque as coisas não vão pra frente ou quando está no topo, cai… Afora que na vida se colhe o que se planta, foi-se o tempo, pois hoje qualquer um percebe quando alguém quer usar a “lei de Gerson”, de levar vantagem em tudo…