Colunistas destaque

Está em dúvida em quem votar em Dois Irmãos? Vote em quem você entregaria as chaves da tua casa na hora de viajar

06/11/2020 - 09h44min

Atualizada em 10/11/2020 - 09h48min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

CHAVES DE CASA

Faz muitos anos que, toda santa eleição, perguntamos assim na Começo: ‘Se você está em dúvida em quem votar para vereador e prefeito, vote em quem você entregaria as chaves da sua casa para cuidar dela enquanto você viajar de férias’. Simples assim!

A mesma pergunta a gente sempre fez na eleição para deputado e senador. Mas não fizemos mais, pois a turma da corneta diz que aí votaria em branco. Tem que rir pra não chorar!

Mas, em síntese, é o seguinte: se você confia na pessoa para cuidar da sua casa, você pode entregar a chave do cofre da Prefeitura para ela. Ou da Câmara.

PRA AJUDAR

– Ainda, para ajudar na escolha do seu prefeito ou vereador.

– Que proposta concreta ele tem?

– Como vai tratar o “lockdown” a partir de janeiro? O que seu candidato pensa disso?

– O que seu candidato pensa sobre vagas de creches, sobre percentual de folha de pagamento da Prefeitura, aluguéis e casas populares?

– O que seu candidato pensa sobre a nossa história? O que ele acha de Dois Irmãos hoje? Ele quer manter a cidade assim, ou então…

GEOGRAFIA

– Acho elogiável o interesse das pessoas pela eleição americana. E não é para menos, afinal, é o país mais poderoso do mundo e que impacta e impactará nosso mercado financeiro e as decisões aqui dentro. É legal também porque algumas pessoas aprendem, tardiamente, o que deixaram de aprender nas aulas de geografia. Falando em Califórnia, Arizona, Flórida…

– Bem interessante, até porque, sempre lembro da época de escola onde tinha colegas que, pelo tanto que olhavam filmes, achavam que Califórnia era um país. Outro “país” da época era a Patagônia! Pois é, e não é que ganhou Biden no Colorado, o Estado mais gaudério dos EUA! Que surpresa: imagina Bagé votando em Biden e sua vice Kamala, a ‘Manu deles’!

– Agora, sem brincadeira sem graça; voltando ao assunto…

– Entretanto…

– Tem muitos querendo discutir a eleição americana, mas sequer sabem como é feita a escolha do presidente lá. Ou melhor, quer debater quem será o melhor presidente para os EUA, mas não conhece a fundo nem um candidato a vereador daqui para saber escolher a quem direcionar o voto dia 15. E aí, no dia da eleição, vai lá e vota em qualquer um. E depois este mesmo eleitor fica reclamando da Câmara. Mas nem lembra em quem votou. E aí vem a desculpa: “ah, eu não gosto de política”.

“TWITADAS”

– Quem esteve nos visitando ontem foi o padre Paulo Wendling, que celebra 40 anos de ordenação. Então, domingo tem Missa na Matriz às 9h30 e depois o lançamento do seu novo livro.

– O promotor Wilson Luis Grezzana esticou o prazo para o estágio na Promotoria. Agora, quem estiver estudando o 5º semestre de Direito pode se inscrever até dia 12: R$ 6,41 a hora, mais auxílio-alimentação e transporte. ‘Taí’:  mpdoisirmaos@mprs.mp.br

– Temos mais mudas de Ora Pro Nobis, o seu Jacó Deimling doou cinco mudas. Obrigado. E quem quiser, só passar retirar.

– Temos ainda rifas do Davi, do Enzo e do João Emanuel. As três estão a venda aqui no Diário.

– Você nasce sem pedir e vai embora sem querer. Aproveite o intervalo!

– A mensagem positiva do dia: “Assim como toda felicidade é passageira, nenhum sofrimento será eterno”, da internet, sugerido pelo leitor Luis Roberto.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário