Colunistas destaque

Morro ultrapassa Herval em número de eleitores; em Dois Irmãos, debate sobre o quociente eleitoral

03/09/2020 - 07h29min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

MORRO X HERVAL

Pela primeira vez na história, em quase 30 anos, Morro Reuter tem mais eleitores do que Santa Maria do Herval. É curioso, mas é o que aponta o TSE depois do recadastramento eleitoral.

700

Na semana passada relembrei os vereadores eleitos em 2004 na coluna. Era uma época em que o mais votado fazia 700 votos. Agora é difícil se eleger com 700 votos (e citei, aliás, “70”, faltando um zero).  Mas naquela época o Jair Quilin entrou como 15º colocado, se não me engano. Não consultei o Google! Mas lembro que ele fez 400 e poucos votos e se elegeu, enquanto a Dulce, o Chile, o Léo, o Silvério Blume e outros fizeram mais votos que ele, porém, ficaram de fora.

QUOCIENTE

E porque isso ocorreu? Por conta do quociente eleitoral, que falamos esta semana. Ou seja, o PDT fez votos suficientes para eleger dois, então, o Anselmo Schenckel acabou puxando o Jair para a Câmara.

Em 2008 ocorreu algo parecido quando Eliane e Jerri se elegeram vereadores sem ficar entre os nove mais votados. Mas o PP somou tanto voto que conquistou duas cadeiras, por isso, os dois mais votados do partido se tornaram vereadores. Mesmo que ambos não tenham chegado a 500 votos, mas ficaram à frente do Léo (de novo, ficou de fora pela legenda!) e do Rambo. Ou seja, o conjunto partidário foi mais importante.

RAMBO

Por falar em Rambo, ele foi vereador eleito duas vezes, mas se não tivesse o tal quociente eleitoral, teria sido eleito umas cinco. Por aí. O contrário do que ocorreu com Jair, Jerri e Eliane ocorreu com Rambo em 1992. Ele foi o mais votado, porém, o PT não teve legenda suficiente e ele ficou de fora. Isso quer dizer que não era “o conjunto”, mas, a pessoa do Rambo que fazia a diferença. Mas o PT não somava voto suficiente para elegê-lo.

RÁPIDAS

– Charada: você está dormindo e batem na porta. Te trouxeram biscoitos e iogurte. O que você abre primeiro?

– Muitos responderam que era “abrir a porta”, outros disseram que “seria o iogurte” porque biscoito não dava de abrir… Mas a resposta certa é: antes de tudo, você abre os olhos.

– Esta estava fácil! Vamos à próxima: “tem 8 peixes em um aquário, dois se afogam, dois fogem nadando e 3 morrem, quantos sobraram dentro do aquário?” Respostas no Whats ou mauri@odiario.net.

– Ah, a série de matéria das cervejas especiais ainda não terminou. As próximas serão divulgadas oportunamente: Dud´s, Wigg´s, Schness, Oripacha, Coruja, Vantuir Wiest…

– A propósito: está aberta a temporada do abraço e do tapinha nas costas? Entendeu? Não? Amanhã a gente explica…

– Nossos sentimentos à família Julien pelo falecimento do “Seu Laurindo”. Grande amigo, muito aprendizado com ele, desde 1999.

– Da mesma forma, nossos pêsames ao Martin e toda família Alles, do Morro e de Joaneta, pelo falecimento do seu Quirino.

– A mensagem positiva do dia, é um aprendizado a todos, principalmente aos políticos. “Volto atrás, sim, não tenho compromisso com o erro”, disse o presidente JK, Juscelino Kubitschek. Se tu errou, qual o problema em assumir, pedir desculpas, se aprender e corrigir a rota e a velocidade?

Sair da versão mobile