Colunistas destaque

O final de semana teve convenções e mais candidatos foram anunciados

14/09/2020 - 08h16min

Por

Cleiton Zimer

cleiton@odiario.net

 

Candidatos

O final de semana teve convenções e mais candidatos foram anunciados. Alguns partidos ainda não tiveram seus encontros, mas ao longo da semana tudo irá se desenrolar. Até o momento estão definidos como candidatos para a majoritária em Dois Irmãos: Jerri (PP) e Juarez (MDB); Filipin e Elton, ambos pelo PT; Juliano (PSDB) e Antônio (PDT).

Teewald

Nesse final de semana também aconteceu a convenção da oposição em Santa Maria do Hervla. Cogitavam-se diversos nomes para a majoritária, como o dos ex-prefeitos Ademir Schneider e Rodrigo Fritzen; porém, nenhuma especulação se confirmou. Foram confirmados os nomes de Sérginho Boufleur (PP) e Solange Johan (PTB) com o apoio do PSDB, dois nomes novos na política, que irão concorrer com Mara (PDT) e Gilnei (MDB) com o apoio do PSB.

Morro

Já em Morro Reuter, Carla (PTB) e Airton (PP) também confirmaram a dobradinha e vão à reeleição com o apoio do PDT. Até o momento não houve manifestação oficial de demais candidatos, apenas especulações de que o Solidariedade poderia lançar alguém para majoritária mas, nada oficializado. Ou seja, se mais nada se confirmar, o município terá candidata única.

Chama Crioula

Nesse final de semana começou a Semana Farroupilha que, assim como tudo nesse ano conturbado pela epidemia acontece de forma diferente, através de uma programação online. A Chama Crioula já chegou em Dois Irmãos no sábado através do DTG Porteira Aberta, sendo conduzida pelos cavaleiros Marcos e Fernando – capataz e patrão. Daqui, foi para as outras entidades e também para demais municípios, como Morro Reuter e Herval.

Lembranças

No dia 10 Dois Irmãos completou 61 anos de emancipação. Claro que a história de Baumschneis começou antes disso e tenho ouvido falar muito de como eram aqueles tempos que já se foram e, comparando aos dias de hoje, vemos o quanto as coisas mudaram principalmente em relação às relações humanas.

Contou-me um senhor que antigamente, quando alguém precisava de alguma ajuda para construir um galpão ou, até mesmo, uma casa, toda a vizinhança se juntava e pegava junto. Faziam a mesma coisa quando se precisava preparar a terra para plantar ou colher. Não se cobrava nada; era um prazer ajudar. No dia em que o outro precisasse, todos iriam ajudá-lo também. É uma forma interessante essa troca de favores pois, ela não visava o lucro e, sim, ver o outro se realizando.

Claro que era tudo um tanto diferente do que é hoje, mas, vale a reflexão de como as coisas das quais usufruímos na contemporaneidade surgiram.

Reflexão

Começamos hoje a terceira semana de setembro. Eitah tempo que não para, logo o Kerb está aí! Então lhe desejo um bom dia com a reflexão de Chico Xavier: “Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã”.

Sair da versão mobile