Colunistas destaque
O prefeito que Dois Irmãos eleger fará mais votos ou menos votos que Tânia e Miguel fizeram?
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
RECORDISTA
O prefeito que elegermos no domingo vai ser o mais votado da história? Vai ser recordista de votos?
CALMA, CALMA
“Lamza, “lamza”, a gente explica. Tânia é a mais votada da história, com 10.682 votos em 2016. Em 2012, ninguém chegou a casa dos 5 dígitos, ou seja, os 10 mil votos. Por outro lado, o primeiro a chegar aos 5 dígitos foi Miguel com 10.329 votos em 2008.
NÃO QUER CALAR
Então, esta é a nossa pergunta: o candidato vencedor neste pleito fará mais votos que Tânia e Miguel fizeram. Em 2008 e 2016 eram três candidatos, mas ficou polarizado em dois. E agora são cinco…
EM CIMA E EM BAIXO
Ontem falamos de “eleição paralela”. Que nossa curiosidade é quais candidatos a prefeito farão mais votos que seus candidatos a vereador somados. Para quem não entendeu…
Calma, a gente explica. Por exemplo: se o candidato a prefeito Fulano fizer 5 mil votos na majoritária, quantos votos seus candidatos a vereador, da coligação ou do partido, somados, farão? Farão também 5 mil votos ou farão 3 mil votos? Ou 7 mil votos?
Esta pergunta é legal para saber se o eleitorado votou “em cima e embaixo” do mesmo jeito, ou seja, a gente poderá avaliar se o nome do candidato a prefeito tinha mais peso do que seus candidatos a vereadores ou se foi o contrário. Vamos ficar atentos…
COLADO
Nesta época acontece de tudo. Tem candidato a vereador que passou quatro anos metendo o pau no prefeito(a) do seu partido, mas que, como o desempenho destes está bom, agora quer colar no candidato a prefeito. Para que? Para tentar tirar uma lasquinha de votos. Por outro lado, se o candidato a prefeito está mal na foto, seus próprios candidatos a vereadores não fazem questão do eleitor votar “em cima e embaixo”, ou seja, dizem assim: “Me ajuda, votando em mim, mas a prefeito vota em quem você quiser”. Coisas da política!
DOIS MOTIVOS
Como ontem o assunto foi o golpe da vovozinha que perdeu R$ 30 mil, votamos a dizer: só cai em golpe dois tipos de pessoas. As que são ingênuas e querem ajudar os outros. Ou as que querem ser espertas e levar vantagem. Quem tem perfil que se encaixa em uma ou outra característica está propensa a cair em golpe.
PIZZA
Se algum candidato pretende lotar a prefeitura de CCs e funcionários como pagamento pelas horas trabalhadas na campanha, eis uma frase que eu gosto muito: “Uma equipe que não pode ser alimentada por duas pizzas é grande demais para discutir ideias”. Quem disse isso? Jeff Bezos, fundador e dono da Amazon, o cara que tem a empresa mais valiosa do mundo, que não produz nem uma única agulha, mas entrega produtos no mundo todo.
– Vejo muita gente reclamando do excesso de candidatos. Verdade. Mas que bom que opções não faltam, não é?
– Vejo muitos reclamando da falta de preparo de alguns. Verdade. Mas que bom que tiveram coragem de dar a cara a tapa.
– Vejo muitos zoando alguns candidatos que não vão fazer 50 votos, 150 votos e tal. Verdade. Muitos não chegarão a esta votação. Mas que bom que, na imensa maioria, são pessoas honradas, apesar de que vão amargar grandes decepções nas urnas. Vocês já viram na TV ou pelo RS afora, ou mesmo no interior
– Enfim, para finalizar o assunto e dar um alento a estes, eis uma frase que levo para a vida é a mensagem positiva do dia: “Não há limites para quem usa a fé”.