Colunistas destaque
Os candidatos a prefeito de Dois Irmãos querem mudar o Kerb de São Miguel ou não?
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
KERB DE SÃO MIGUEL
O que será que os candidatos a prefeito pensam a respeito do Kerb de São Miguel? De forma efetiva, o que pretendem manter e o que pretendem mudar?
CORAGEM
Há um ano, escrevi neste espaço que não via político algum no horizonte com coragem política de fazer as mudanças que o Kerb precisa e que o povo pede. Estou torcendo para estar enganado!
Com esta parada estratégica do Kerb este ano, em função do coronavírus, acredito que seja mais fácil a retomada, ou seja, quando o Kerb voltar a ser realizado, fica mais fácil já recomeçar com as mudanças.
Confesso, estou torcendo para escrever aqui que “queimei a língua” e que Dois Irmãos tinha político com coragem de ouvir o povo e mudar o Kerb. E quando falo em mudanças, nada mais é do que dar uma guinada e priorizar a cultura germânica. Em vez de ampliar o Kerb para ser um Carnaval de rua como alguns gostariam, a sugestão é oferecer festa para todos, mas valorizar a cultura germânica de verdade. Aliás, citei aqui no dia 20 e 30 de setembro algumas ideias.
NÃO QUER CALAR
Além do Kerb, outro assunto: o que os candidatos pensam a respeito dos jovens, de gerar empregos para o futuro? E do turismo, de verdade, o que se projeta?
O POVO QUER SABER
O que os candidatos – ou o futuro prefeito – pensa sobre gestão pública de resultados? Aqui fora, se uma loja não der lucro ela quebra e o dono ainda sai endividado. E na gestão pública, o que pensam? Alguém cogita dar meta a secretário e, se no final do ano, não cumpriu as metas, está no olho da rua?
RÁPIDAS
– Tinha um prefeito, conhecido nosso, que dizia assim: “quando eu ser prefeito, o secretário da Agricultura vai ter meta de construir 10 aviários por ano. Não fez, está fora”. Adivinhe o que aconteceu? Ele foi prefeito, mas…
– Aliás, quem serão os secretários municipais do prefeito eleito ano que vem?
– Ninguém fala nada agora, ninguém dá nome, ou porque não sabe ou porque tem medo de perder voto se anunciar. E, você também está curioso?
– Mudando de assunto. E esta foto do União lá nos idos de 2000 e poucos? Vai dizer que não dava para fazer bonito em um Estadual de Amadores? Amador o que? Faríamos bonito na Segundona do Gauchão! Que propaganda para o município, hein!?
– A mensagem positiva do dia: “Se não gostou ou não entendeu, porque a reclamação? Antes da critica, que tal uma pergunta para depois tirar a conclusão?”. Nestes tempos onde todo o problema comportamental das pessoas – cada vez mais narcisista, boçal e individualista – é jogado como se a culpa fosse só das redes sociais, vale sempre a reflexão: antes, é melhor perguntar. Ponto.