Colunistas destaque

Os eleitos precisam cuidar para não se esquecer, depois da posse, das suas bandeiras que atraíram a atenção do eleitor

10/12/2020 - 07h32min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

ELEITOS

Faltam poucos dias para conhecer o trabalho dos novos prefeitos e vereadores eleitos. E também dos novos secretários que forem escolhidos. A posse será somente dia 1º no Brasil inteiro.

BANDEIRAS

Eu só peço aos eleitos – daqui e de fora – que não esqueçam das bandeiras que defenderam ao longo da campanha. Podem acreditar que foram estas ideias que fizeram com que o povo votasse nestas pessoas. Ninguém vota sem motivo!

Portanto, é importante que os eleitos não mudem sua cabeça a partir do dia 1º. Pelos 25 anos de trabalho em bastidores da política, tenho vários exemplos de pessoas que defendiam uma bandeira (uma ideia ou um projeto) antes da eleição, mas que depois, quando entraram na Prefeitura ou na Câmara, nada fizeram. Nem tentaram. Ou “esqueceram”…

Nos poucos casos que cheguei a cobrar pessoalmente do “esquecimento”, o motivo alegado sempre foi: tempo curto para implantar a ideia.

Mas o motivo não importa, até porque, certamente não foi por maldade ou descaso. Não acredito na maldade humana, acredito que ninguém sai de casa para trabalhar mal, para ser um mau prefeito ou um mau médico ou um mau jornalista. Mas…

Prefiro acreditar que tiveram seu cotidiano como prefeito, vice, secretário ou vereador tão atravancado de tantas atividades, que deixaram suas ideias e bandeiras para trás.

Sabe onde está o problema? No fim de mandato vão sair arrependidos de não terem feito diferente, de terem se deixado influenciar, defendendo suas ideias. Acabaram esquecendo sua essência também sem deixar um legado para trás. Aí, meu amigo, quando a consciência pesa…

Então, volto a dizer: acredito que não foi por maldade que “esqueceram”, mas vale deixar este registro no intuito de ajudar os eleitos. Pelo menos tentem, jamais esqueçam, a partir de 2021, dos motivos que os levaram a serem escolhidos pelo povo. Feliz ou infelizmente, a conta vem para ser paga algum dia…

TUITADAS

– Nem chegou o calor pra valer e os pernilongos e borrachudos já estão dando o ar da graça. Pelo visto, vai ser um verão “daqueles”.

– Morreu o Marquinhos, ex-vocalista do Baila Baila. Morava em Igrejinha agora, mas tinha familiares aqui!

– Há muitos anos, a Sociedade Herval faz um baile grande que sorteia carro ou motos 0km. Neste ano, o baile não será realizado, nem a reunião da diretoria, mas o sorteio da rifa vai ocorrer igual dia 12. Preciso dizer o motivo? Enfim, por conta dos protocolos do Estado. Fique atento que o Diário divulgará os ganhadores.

– Os dois coqueiros antigos em frente a Igreja Luterana foram retirados? Algumas pessoas comentando, afinal, o cenário para fotos era perfeito, um de cada lado da torre, também verde…

– A Volks comprou 50% da JAC Motors com foco em carros elétricos. No futuro teremos carros elétricos aqui na ANP?

– A mensagem positiva do dia: “Não reclame do que você permite e tolera. Não reclame do que você não gosta mas não diz isso ou dá indícios de que aceita”.

Sair da versão mobile