Colunistas
Panela de Pressão
Raul Petry
BURACOS – Poucas vezes tivemos tantos buracos nas ruas centrais de Ivoti. Só numa ida do centro até a Morada do Sol cruzei por cinco buracos fechados por saibro. Os responsáveis pelo conserto dos vazamentos de água dizem que tem que deixar maturar um conserto por alguns dias para terem a certeza de que o conserto foi bem feito e não volte a vazar. De qualquer maneira é um apena que isto acontece. As pessoas não entendem como se asfalta determinadas ruas e logo em seguida abrem um buraco para consertar vazamentos. No tempo da Corsan se sabia que alguém um dia ia ter que trocar a canalização precária por tubulação nova. Isto não foi feito nem pela Corsan na época tampouco pela Água de Ivoti. Todo mundo vai empurrando com a barriga.
GUERRA – Não sem de que lado está a razão. Só sei que está a maior guerra entre o Executivo de Estância Velha e os professores. O Executivo quer fazer cortes no pagamento de vantagens e os professores não admitem perder parte da remuneração. Ao que tudo indica o prefeito está disposto a ir até as últimas consequências.
HISTORINHAS – O futuro presidente da Argentina promete um mandato divertido. Javier Milei é bem articulado e não se aperta diante de situações difíceis. Outro dia os aeroviários da companhia de aviação disseram que para vender a Aerolíneas Argentinas só passando por cima dos cadáveres dos líderes sindicais. Milei respondeu que não quer vender a companhia, e sim, doá-la para os próprios funcionários. Eles não precisam desembolsar nenhum centavo para serem donos da estatal. Para surpresa de alguns eles não admitem assumir a companhia. Querem só mamar nela, provocar prejuízos atrás de prejuízos e o contribuinte é obrigado a continuar pagando. Mas não no governo de Milei.
GÊNERO – Perguntado por uma mulher o que ele achava do fato das mulheres ganharem salários inferiores aos homens ele se saiu com essa. Disse que em todas as empresas que ele conhece, a divisão de sexos é mais ou menos igual. Em todas as empresas trabalham homens e mulheres quase na mesma proporção. Se fosse verdade que as mulheres ganham menos, todos os empresários iam querer contratar só mulheres, pois gastariam menos com a folha de pagamento, já que o custo seria menor porque as mulheres ganham menos. Ninguém perguntou mais nada sobre o assunto.
INVESTIMENTOS – Não tem como não ter inveja do presidente eleito da Argentina. País destroçado pelas crises econômicas, outrora potência mundial, a Argentina pode ressuscitar e provocar nossa inveja se o novo presidente colocar em prática as promessas que fez. O dinheiro estrangeiro vai para a Argentina em vez de vir para o Brasil. Aliás, o Brasil vem perdendo investimentos estrangeiros desde o começo do ano.