Colunistas
Panela de Pressão
Raul Petry
PESQUISAS – Olha, está cheio de pesquisas por aí. Mas uma pesquisa sobre os pontos fracos da atual administração não tem nenhuma. Só posso dizer uma coisa. Todo mundo reclama do estado das ruas. É um paradoxo, porque o que mais a atual administração fez foi pavimentar ruas. O problema é outro. Parece mentira, mas o que acontece chega a ser surreal. Quanto mais a administração municipal pavimenta ruas, mais buracos e remendos no asfalto aparecem. Aí entra um pouco de azar. As enchentes fizeram muitos estragos, o que não é culpa do prefeito. No domingo me dei ao trabalho de contar buracos e remendos no asfalto pela cidade. Contei 21, entre estragos provocados pela chuva e remendos de vazamentos de água que ainda não receberam uma capa de asfalto. Comenta-se muito este aspecto da cidade. Realmente, na área dos vazamentos de água continuamos igual a Corsan. Nada neste aspecto foi feito. Falei com um político que agora está fora da política e ele me disse isso. Tem que atacar este problema da rede sucateada, nem que seja uma rua por ano, disse ele. Mas tem que começar. Se a administração municipal fizer uma pesquisa, com certeza vai aparecer este dado que prejudica o desempenho da administração. As pessoas ficam doídas com esta situação de um asfalto novo ser esburacado por uma retroescavadeira.
BONITO DE VER – Uma coisa que dá gosto de ver é o distrito industrial da Colônia Japonesa. São oito prédios ao todo concluídos ou sendo construídos neste ano. Até o ano passado só havia um lá. A Prefeitura abriu a possibilidade de empreendedores da área da construção poderem construir um prédio no distrito industrial e alugá-lo para terceiros. Esta possibilidade deu um empurrão no distrito industrial.
PEGANDO FOGO – Aos poucos as peças de xadrez vão se movimentando para definir o quadro eleitoral. Na verdade, se definirá só em meados do ano. Alguma coisa tem que ser definida antes por causa das desincompatibilizações. Agora rola uma segunda pesquisa por aí, com números parecidos com a outra que se conhecia, com algumas mudanças. Mesmo que o MDB não queira disputar na cabeça da chapa e concorrer somente para vereador, deve ser intenção do partido coligar com um dos dois lados. A gente não deve esquecer que existe uma cúpula dos partidos e lá de cima vem a intenção de fazer o maior número de Prefeituras possível. Ou de vereadores que seja. As cúpulas dos partidos tem muita grana para gastar. Só que os partidos dos municípios ficam a ver navios geralmente ou recebem umas migalhas. O grosso do dinheiro fica por lá mesmo. O máximo que fazem é pressionar os candidatos locais a concorrer. Um prefeito a mais no Estado ou mesmo vereadores ajudam a fazer campanha depois para governador, deputado e senador.