Colunistas
Raul Petry – 16/05/2023
Panela de Pressão
APROVADO
Concordo em gênero, número e grau com a lei aprovada na Câmara Municipal que permite que se amplie prédios que hoje estariam fora da lei e que estavam legalizados à época da construção. Isso se chama medida inteligente e que vem de encontro ao proprietário. Afinal, se ele estava dentro da lei quando construiu, porque não fazer alterações e ampliações agora. Se a lei mudou depois, o que ele tem a ver com isso. A gente sabe que tem muita coisa para ser resolvida no âmbito do município.
30 DIAS
Assim como veículos que ficam as vezes meses e meses abandonados ou simplesmente estacionados por mais de 30 dias nas ruas. Uma lei passa a obrigar agora o município a recolher o veículo. Desta forma acaba com carros estacionados há muito tempo nas ruas. Na Rua São Marcos, bairros Jardim Bühler, havia um carro abandonado e que já estava começando a ficar coberto de inço.
5 DIAS
Agora falta ainda a retirada plena e imediata da cidade dos galhos cortados pelas pessoas e que dão uma má impressão para nós mesmos e para os visitantes. Quem sabe se fixe em cinco dias o prazo para a Prefeitura recolher os montes de galhos. Em Nova Petrópolis tem uma área legalizada e apta a receber tudo que é recolhido pela cidade. O caminhão passa, carrega e leva para aquele local. Nem triturador eles não tem lá. Aqui nós temos um. Vamos pensar nisso.
CONSELHO TUTELAR
Este assunto do Conselho Tutelar é polêmico. Querem suprimir a exigência do candidato ter CNH. Não entendi porque não pode. Se este é um dos pré-requisitos para ocupar o posto, porque não obrigar a ter carteira de motorista. A Prefeitura coloca carro a disposição do Conselho, mas querer que um motorista fique à disposição 24 horas dos conselheiros gera um custo muito grande para a Prefeitura. Mesmo porque, em casos mais complexos, a polícia está à disposição para ajudar o conselheiro.
PENSAR BEM
Os nove vereadores logo concordaram em fazer uma emenda para suprimir esta exigência, na medida que teria decisão judicial proibindo a exigência de carteira de motorista. Eu seu que não é a mesma coisa. Mas é mais ou menos como contratar motorista e não poder exigir CNH dos candidatos. Nenhum vereador calculou qual seria o custo para deixar um motorista 24 horas à disposição dos conselheiros. Por exemplo, acontece uma necessidade de atuar à noite, não seria o caso do conselheiro pedir ajuda da polícia. Isto já deve acontecer, com a diferença do conselheiro estar sentado no banco da carona em vez dele mesmo dirigir. Novamente em Nova Petrópolis, lá a exigência da CNH é feita porque o município entende que é inviável de outra forma.