Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 23/03/2023

23/03/2023 - 07h39min

Panela de Pressão

DENGUE

Um dos vereadores mais bem informados dos assuntos pertinentes ao município é Volnei. Nesta semana ele denunciou que a dengue está apavorando na Morada do Sol e que o motorista do veículo da Saúde não quer andar com ele por causa de uma situação bizarra até. Segundo Volnei, trata-se de um carro L-200, cuja franquia é de R$ 5.000.00.

ELOGIOS

Muitas vezes se ouvem críticas ao desempenho do Hospital São José de Ivoti. Nesta semana o vereador Ivanir Mees rasgou elogios ao atendimento feito para ele mesmo. Segundo Ivanir, ele teve um mau súbito e chegou no hospital com os batimentos cardíacos em 220. Ele lembrou que, se a equipe que o atendeu não estivesse tão bem preparada talvez não estaria ali na sessão da Câmara.

RECURSOS

Na verdade, tudo é uma questão de ter recursos suficientes para prestar um bom atendimento. O serviço particular é bom, aqueles que são atendidos por Planos de Saúde, são bem atendidos, porque o valor que se paga pelo atendimento particular e para os Planos de Saúde é alto. Agora o que o governo paga para o atendimento dos pacientes do SUS é uma vergonha, não dá nem para publicar, senão vai ter gente morrendo na hora de raiva. Daí surgem as críticas. O hospital leva a culpa, mas os verdadeiros culpados são os governos que não deixam faltar o pagamento de salários nas alturas, mas não dão muita bola para a saúde do povo.

MUNICÍPIO

A saúde na verdade tem várias facetas. A prestada pelos municípios é boa. Mas quando depende do Estado ou da União, aí são outros quinhentos. Aqui em Ivoti ninguém precisa se queixar do atendimento prestado pelo município. Ele é ótimo até onde é com o município. A Prefeitura gastou com a saúde no ano passado 18,19%, quando o apregoado pelo governo é no mínimo 15%. Só não entendi porque no ano passado foi sobre 75 milhões, quando a arrecadação foi de 141 milhões.

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Logo estaremos no meio do ano. Se a Administração Municipal não apurar, vai acabar no terminando o Centro de Especialidades, a menina dos olhos do prefeito e que será construído atrás da Câmara de Vereadores. Trata-se de projeto de 4 milhões mais ou menos e pelo que dizem será um mini-hospital. O projeto é da atual administração e não seria bom deixar outro inaugurar, a menos que Martin tem certeza de que seu candidato vencerá as eleições municipais. A propósito, o orçamento de Ivoti para o ano que vem é de 154 milhões. Dinheiro não vai faltar. O negócio é apressar a obra porque o tempo passa rápido quando se trata de obras. Num piscar de olhos passa um ano e um projeto desses tem que ser concluído ainda no ano que vem. Parece que os entraves foram superados, não falta dinheiro, projeto pronto, local escolhido.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.