Panela de Pressão - Ivoti
Raul Petry – 27/03/2023
Panela de Pressão
MEMÓRIAS
Nos últimos 30 dias dois ex-vereadores faleceram em Ivoti. Primeiro foi Elo Noll, que se elegia pela Morada do Sol, onde sempre residiu. Por último, na semana passada, quem morreu foi Romeu Ivo Bauermann. Ele foi vereador e secretário de Obras, além de empresário do ramo imobiliário.
SURPREENDENTE
Mas hoje o assunto principal desta coluna tem que ser necessariamente o início da celebração da I Páscoa em Ivoti. Só tenho uma palavra para adjetivar o que vi. Surpresa. A I Páscoa de Ivoti foi uma grande surpresa. Não esperava tanto. A administração municipal botou pra quebrar literalmente. Quando vi a programação tive a primeira surpresa. Ela está recheada de atrações. Só vi o Desfile de Páscoa no centro de Ivoti e agradou em cheio. Foi uma grande surpresa.
DESCONHECIMENTO
Na verdade o público de Ivoti não está acostumado com um evento celebrando a páscoa. Aposto que no dia 1o de abril, quando haverá outro desfile de rua, o público que já foi bom, vai dobrar. O desfile foi simples, mas as cores e quantidade de atrações, encheram os olhos do público. Simplesmente surpreendente. E feito por crianças e adultos, desde a criançada das escolas infantis até a terceira idade, passando pela Apae. Todo mundo participou. Foi um desfile simples, mas colorido e agradável de ver pela sua diversidade.
SEIS EVENTOS
Acho que agora podemos nos dar por satisfeitos em termos de eventos na cidade. Temos seis eventos de grande porte, incluindo aí o Natal no Coração, que também está crescendo. Começa em janeiro com o Kerb. Em abril temos a Páscoa em Ivoti. Em maio a Feira do Mel. Em agosto, o Festival da Cachaça. Em outubro, a Feira das Flores e, finalmente, em dezembro o Natal no Coração. É um número bastante apreciável. Para quem só tinha quatro eventos, passar para seis em menos de um ano, é show de bola. Quer queira quer não, movimenta a cidade e traz frutos para a economia do município. A Páscoa promete. Se a primeira edição é o que está sendo, imagina para os próximos anos depois do aprendizado da primeira edição.
CAPÍTULO
E imaginar que há 20 anos não tínhamos nada. Todos estes eventos surgiram de lá para cá. O mais antigo é o kerb, mas que não tinha a grandiosidade de hoje e na década de 90 havia sido abandonado. Os demais são de pouco tempo para cá. Se você tem estrutura para a realização dos eventos, tudo fica mais fácil. Por exemplo, o desfile da Páscoa começou no centro e se dirigiu até a Praça Ecológica. Ela já passou a ser uma referência nas nossas vidas. Em termos de grandes eventos podemos nos contentar com o que temos. Mas não em estrutura. Nesta área ainda falta muito.