Colunistas

Raul Petry – 31/03/2023

31/03/2023 - 07h31min

Panela de Pressão
FORÇA
A vereadora Marli Heinle Gehm mostrou que tem força, mas muito mais do que isso, garra. Uma mulher que se elege 8 ou 9 vezes seguidas para vereador não é para qualquer um. Na verdade, uma vez ela foi vice de Arnaldo. A única vez que ficou de fora da Câmara Municipal desde início da década de 90. Assim como muita gente, Marli ficou indignada com a retirada de canteiro no centro e os seus gritos foram longe. De manhã retiraram o canteiro junto a Rua do Moinho e de tarde começaram a colocar de volta. Ninguém da redondeza entendeu o que estava acontecendo. Este assunto é polêmico e não podia ser decidido por um Conselho de Trânsito.
FLORES E JARDINS
Flores e jardins vão muito além de um Conselho. Este assunto nem diz respeito só ao trânsito. Um canteiro com grama e flores vai muito além da decisão de um Conselho só. É claro que o prefeito tem a palavra final. No entanto, a cidade é denominada de Cidade das Flores pela própria Prefeitura. Então, ao invés de botar mais jardins e canteiros com flores, fazem o contrário. E sem sinalização de que todos os canteiros que foram retirados serão substituídos por outros. E há um pouco de astúcia por trás da retirada dos canteiros. É um hoje, outro amanhã, outro mês que vem. Não fazem o serviço numa vez só, e sim, intercalando semanas não se sabe porque tampouco até aonde vai o processo. Se pensava que no centro não tocariam nos canteiros, mas não foi isto que aconteceu na quarta-feira. Nem o centro foi poupado.
EXEMPLO
Neste caso dos canteiros, todos eles, será que não teria sido o caso de pedir a opinião dos vereadores. Eles que representam os eleitores de Ivoti podiam ter palpitado. Este assunto é sério demais para uma cabeça ou meia dúzia de pessoas decidir. São flores da cidade das flores perdendo espaço para carros. O trânsito é importante mas funcionava bem. Os canteiros em nada atrapalhavam o trânsito. E, ainda por cima, levando em consideração que a Av.Presidente Lucena não é arborizada. Ela só tem meia dúzia de árvores. Sei que ninguém gosta de audiências públicas e poucos comparecem, mas se tivessem convocado uma para decidir pela retirada dos canteiros, tenho certeza que mais gente iria.
ERROS E ACERTOS
Todo mundo erra. O negócio é acertar mais do que errar. Um erro colossal de nossos políticos, todos eles que estavam na época no poder, foi não terem comprado a área no entorno do ginásio municipal. Na frente, nos fundos e no lado, onde ficava o campo do Gaúcho. Estavam disponíveis, era só comprar. Que espaço público teríamos hoje. Lá no fundo tinha até mato que podia ter sido transformado em parque. Insisti para não deixar passar em branco mas não adiantou. Ninguém, prefeito, vice e vereadores deram a mínima. Acho que todos eles vão para o inferno.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário