Panela de Pressão

A Prefeitura de Ivoti está deixando a cidade mais iluminada

14/02/2020 - 10h56min

Com a instalação de lâmpadas de LED a Av. Presidente Lucena está ficando como se fosse de dia. Uma maravilha para quem estava acostumado com as luminárias anteriores que não iluminavam mais do que o entorno do próprio poste. O clarão é visível e provoca uma sensação de espanto nas pessoas. Literalmente a noite parece de dia. O secretário das Obras anuncia a compra de um caminhão basculante e três caminhonetas para as próprias obras e agricultura.

ASFALTO

E além das 8 ruas programadas para serem asfaltadas, parece que serão mais. Junto com a compra dos equipamentos e o asfalto de ruas pela cidade, também se vê a torca de luminárias que, como frisei, deixa as ruas num clarão só.

ENERGIA

A Prefeitura também está com os 900 mil reservados para obras. Este é o dinheiro do pré-sal, que coube a cada município por conta da venda de lotes do pré-sal no final do ano passado. Era para ter sido 1,9 milhão para Ivoti, mas o leilão do pré-sal não arrecadou os 106 bi previstos, e sim, somente 70 bi. Aí caiu a participação de Ivoti no bolo. O presidente Bolsonaro fez certo, arrecada dinheiro com o petróleo no fundo do mar, sem ouvir os nacionalistas e acham que o petróleo tem que ficar lá até não valer mais nada. O dinheiro vem bem e parece que vai ser usado para investimentos em energia solar. Dinheiro para investimentos, tem que ficar bem frisado e não para pagar salários como fez o governo do Estado, que recebeu 200 milhões, que foram colocados na lata do lixo.

IMPACTO

Ao que tudo indica a Prefeitura fará uma aquisição que terá impacto. Não se trata pelo que me foi contado de obra, mas sim, de outro investimento. Fico imaginando o que poderia ser, mas se for acontecer uma compra de impacto, estava na hora mesmo. Nas últimas décadas não foi comprado nada. Deixaram escapar o entorno do ginásio municipal, que jamais poderia ter acontecido. Na época cansei de alertar o prefeito e os próprios vereadores. Ninguém deu bola. Poderíamos ter ali no entorno do ginásio uma área maior do que a própria que é ocupada pelo ginásio. Até o belo Galpão Crioulo foi riscado do mapa. Nem me dei conta. Lembram-se, o galpão crioulo ficava nos fundos do ginásio, onde hoje é a Secretaria de Obras. Ao lado tinha o campo do Gaúcho e uma quadra inteira que era do Instituto e que foi oferecida para o Município. Tinha mais dois terrenos na Régis Bittencourt, na frente do ginásio. E mais o próprio campo do Gaúcho, uma área que dava o tamanho de uma quadra inteira. Tudo poderia ter sido comprado e preferiram não fazer nada.

MEQUETREFE

Nossos homens públicos não tiveram visão de estadista, não enxergaram além do próprio umbigo e hoje estamos aí sem uma área digna de um município como o nosso onde pudessem ser realizados eventos maiores. Temos única e exclusivamente o Núcleo de Casas de Enxaimel e mais nada. Olhem para Presidente Lucena e São José do Hortêncio. Que inveja temos deles, que souberam fazer as coisas na época certa. Eles tem parques que nós não temos. Picada Café também tem um belo parque. É incompreensível o descaso com que foi tratado o povo de Ivoti pelos seus governantes. A palavra futuro, próximas gerações, nada disso jamais passou pela cabeça deles. Todos os vereadores do passado também tem culpa no cartório, pois nada fizeram em termos de futuro.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário