Conecte-se conosco

Colunistas

Bom dia, Ivoti – 02/12/24

02/12/2024 - 06h00min

Atualizada em 04/12/2024 - 13h27min

Francis Jonas Limberger

BOM DIA!
É com grande alegria que assumo este espaço, que já pude ocupar algumas vezes ao longo dos últimos 10 anos, e agora de forma contínua. Portanto, desde já coloco os meus contatos à disposição da comunidade de Ivoti, preferencialmente por e-mail e nas redes sociais, para que esta coluna possa contribuir da melhor forma possível com a comunidade.

ESTREIA
Faço questão de estrear com uma boa notícia. E ela vem em forma de bolsas de estudo para o curso técnico em agropecuária, oferecidas pela Sicredi Pioneira em quatro escolas da região, incluindo o Instituto Ivoti. Tem modalidades que custeiam até 100% do valor do curso técnico. Uma das condições para participar é ser associado ou filho de associado da cooperativa. O período de inscrições está aberto e segue até 28 de fevereiro de 2025. Em 2024,foram 105 alunos que tiveram acesso ao programa, sendo que 42 ingressaram no primeiro ano do curso técnico. Mais informações no Blog da Pioneira, através do endereço www.sicredipioneira.com.br.

ORÇAMENTO 2025
Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Ivoti o projeto de lei que trata do orçamento municipal para o exercício de 2025. O PL 64/2024 propõe uma receita orçada em R$ 167,7 milhões. Numa fácil e rápida consulta no site da Câmara de Vereadores, pude encontrar o PL 84/2023, segundo o qual o orçamento de 2024 seria de R$ 155 milhões. Ainda estamos com o ano em andamento e no momento não há como saber definitivamente se essa projeção de arrecadação se confirmou em 2024. Mas geralmente a arrecadação fica acima do previsto. Feita essa ressalva, percebe-se que o orçamento de Ivoti deve ter um aumento de 8,1% de 2024 para 2025. É mais do que a inflação.

ARRECADAÇÃO
O quadro orçamentário pintado em Ivoti é o mesmo da maioria dos municípios e não é de agora. Ano após ano a arrecadação dos entes federativos cresce mais do que a perda inflacionária. Bom para os contribuintes que moram em lugares onde isso se reverte em mais investimentos. Mas devemos atentar também para o fato de que, ano após ano, aumentam as responsabilidades do poder público municipal. Tem muita responsabilidade que é do Estado ou da União e que só é atendida porque as prefeituras pegam junto e botam dinheiro. Poderíamos citar diversos exemplos, principalmente nas áreas da saúde e da segurança pública.

PARTICIPAÇÃO
Para quem tiver interesse em entender melhor o orçamento municipal de 2025, a Câmara de Vereadores promove audiência pública nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, às 18h30. E quem não puder comparecer, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] até o dia 13. Nas mensagens é necessário se identificar, informando nome completo e número de CPF.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.