Colunistas
BOM DIA, IVOTI – 04/12/24
Francis Jonas Limberger
ESPETÁCULO
O PLUG (Programa Lazer Unindo Gerações) convida a comunidade de Ivoti e região para o espetáculo “A capsula do tempo”, com apresentações dos trabalhos desenvolvidos em suas oficinas. A apresentação ocorre na sexta-feira, dia 6, às 19h, no Ginásio 20 de Setembro.
EMENDA DO MILHÃO
Ivoti está “disputando” uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para a área da saúde. A iniciativa é do deputado federal Maurício Marcon e consiste em uma disputa que, no momento, também envolve o município gaúcho de Cerro Largo. Vence a cidade que tiver mais engajamento, ou votos. Contudo, não se trata só de derrotar Cerro Largo, pois existe um chaveamento. Quem vencer, pega o ganhador de outro confronto, e assim vai, até a “grande final”. No site onde é feita a votação (www.app.mauriciomarcon.com.br) tem até a música da Champins League tocando.
ALÉM DOS LIMITES
Eu particularmente gosto da atuação do deputado federal Maurício Marcon, que é aqui de perto, Caxias do Sul. Mas não sou o fã número um desse tipo de iniciativa, de distribuir dinheiro público como se fosse o prêmio de um jogo. Isso já aconteceu em 2023, com cidades aqui da região envolvidas. Em primeiro lugar, as famosas emendas parlamentares nem deveriam existir. De um modo geral, elas representam a distribuição de dinheiro público com base em critérios políticos. Ok, faz parte do jogo. Mas convenhamos que esse processo poderia ser bem melhor. Infelizmente essa melhora não ocorre quando o critério de distribuição passa a ser o número de cliques em um site. Por que não dar esse dinheiro para os municípios que mais estão precisando? No caso em questão, será uma emenda para a área da saúde. Que tal usar como parâmetro algum indicador oficial da área da saúde? Ou então beneficiar a cidade que possui o melhor projeto para a aplicação desse dinheiro… Mas não. O marketing político é mais importante.
EM FRENTE
Independente das imperfeições da nossa República, a comunidade de Ivoti não deve abrir mãos desse recurso que está em jogo. Não é dinheiro sujo, então entre ter ou não ter R$ 1 milhão para a saúde, sempre é melhor ter. Então o negócio é votar, tratar de trazer essa bolada para cá e fazer de conta que está tudo bem.