Colunistas
BOM DIA, IVOTI – 11/12/24
Francis Jonas Limberger
TURISMO
Está em tramitação na Câmara de Vereadores um projeto de lei do Executivo que busca fazer mudanças na Política Municipal de Turismo. Em síntese, a proposta altera a composição do Conselho Municipal de Turismo, reduzindo para 11 o número de membros titulares. A justificativa é de que o Comtur permaneceu inativo por algum tempo por falta de participação dos integrantes de então. A reformulação seria uma maneira de envolver lideranças novas e reativar o conselho. Contudo, nos últimas dias algumas entidades que seriam excluídas com essa mudança entraram em contato com a Câmara pedindo reconsideração. Os vereadores se sensibilizaram e fizeram emendas, com as quais o número de conselheiros passa para 15. O número em si não parece fazer tanta diferença. Inclusive é uma espécie de consenso de que, quanto mais representatividade, melhor. E aqui também não entraremos numa discussão de méritos, pois cada entidade tem boas justificativas para fazer parte do Comtur. A questão é que a partir de agora há uma espécie de compromisso assumido de manter esse conselho ativo e com efetiva participação das entidades. A vereadora Marli Heinle Gehm disse que até existem algumas atas de reuniões que sequer aconteceram por falta de quórum.
YOUTUBE
Assim como a maioria das câmaras da nossa região, em Ivoti são pouquíssimas pessoas que assistem as sessões presencialmente. Por outro lado, as transmissões ao vivo pelo YouTube até têm resultados interessantes. A sessão desta semana, por exemplo, teve mais de 100 visualizações, dentre as quais está a minha própria. E o Legislativo atinge esse resultado apesar da estrutura de som deficiente para as transmissões. Tal deficiência foi reconhecida nesta semana pelo presidente Volnei Renato Gross, que prometeu mudanças em breve. Na audiência pública sobre a Lei Orçamentária houve uma falha no som, cortando uma das participações da comunidade. A pessoa que teve sua fala cortada falou em sabotagem ou censura, que não parece ser o caso. Falhas acontecem… Mas um sistema de som melhor que o atual também não fará mal. E nesse sentido, a própria organização das sessões dificulta a vida de quem está assistindo pelo YouTube. Os vereadores não têm espaços pré-determinados de fala, uns interrompendo os outros a todo momento e até falando ao mesmo tempo. Eles se entendem lá no círculo das mesas, mas fica bem difícil para quem está em casa.
ESTÂNCIA VELHA
O prefeito Diego Francisco, de Estância Velha, está muito insatisfeito com a Corsan e promete começar um movimento de municipalização. Para tanto, ele quer conhecer a autarquia Água de Ivoti, criada há pouco mais de 10 anos quando a Corsan saiu de Ivoti. Assunto para ser aprofundado na coluna de amanhã.