Panela de Pressão
Ivoti: Novos Secretários em 2021
Raul Petry –colunistas@odiario.net
SECRETÁRIOS
Isso daí nem deveria ser notícia, o anúncio do secretariado da administração municipal. Não muda nada. O que o povo espera seria o anúncio de novos cortes na máquina pública. Tem gente demais trabalhando na Prefeitura. Pareceu que dá ao todo cerca de 740 funcionários. É a maior empresa de Ivoti. Nenhuma outra tem tantos funcionários. E já tivemos uma época em que tínhamos no mínimo umas cinco empresas com mais funcionários que a Prefeitura. Talvez até umas 10. As empresas grandes de Ivoti foram sumindo ou reduzindo a produção e a Prefeitura crescendo, na medida que a arrecadação ia aumentando, mais funcionários eram contratados. Teoricamente o advento da internet deveria reduzir o número do quadro de pessoal. Mas na prática isto não acontece. A internet elimina cargos em quase todos os setores da economia, menos no serviço público. Justamente aquele que mais faz uso da informatização.
VOLTANDO
Voltando ao secretariado. Mudaram dois nomes. Não sei porque, mas a verdade é que o vice foi parar na Secretaria da Administração no lugar de Alcido Ratzinger. O novo secretário de Obras é Eduardo Bays no lugar do ex-vice-prefeito Beto Schneider. Bays é funcionário concursado da Prefeitura de Portão e mora na Picada Feijão. E Alcido Ratzinger é o diretor de Obras. Prá falar a verdade, não sei quem mete mais a mão na massa, se é o secretário ou o diretor. A princípio, secretário é um cargo político. E o diretor é subordinado ao secretário. Na prática, porém, não se sabe como vai ser.
CLAREZA
Um grupo de empresários está conversando em torno de um assunto que nem deveria ser assunto. Eles querem saber com clareza afinal qual será a política municipal em torno do desenvolvimento de Ivoti. Mudaram duas secretarias e a do Desenvolvimento permaneceu a mesma coisa. A política com relação ao crescimento de Ivoti vai continuar também igual ao primeiro mandato. A princípio, como não mudou nada, dever continuar igual. Os empresários vão marcar uma reunião com o prefeito para saber o que ele pensa sobre o assunto. Já perdemos tempo demais com relação a outros municípios no que diz respeito ao crescimento da cidade. Precisamos empregos bons e se sabe que eles estão na sua maioria na indústria. E não adianta nada uma empresa sair de um bairro da cidade e se instalar na Colônia Japonesa. Isto é a mesma coisa que trocar seis por meia dúzia. O que tem que ser feito é buscar novos empreendimentos para Ivoti e não mera troca de endereço.
DÉFICIT
De um modo geral, Ivoti está indo bem, principalmente se comparado a administrações anteriores. Que, vale lembrar, foram ruins demais. Pelo menos a credibilidade foi recuperada. Na administração anterior o prefeito chegou a assinar um repasse para o hospital e meses depois deixou de cumprir. Em 2016 o déficit foi de apenas 1,6 milhão, mesmo com a receita crescendo uma enormidade, ainda mais com a distribuição da repatriação de dinheiro no exterior e cujos bilhões de multas foram distribuídos também entre os municípios.